Domingo da Palavra de Deus

O Papa Francisco, desde há 6 anos, pede-nos que façamos do terceiro domingo do tempo comum, o domingo da Palavra de Deus. Todos os anos se tem intensificado a insistência para que se valorize e se destaque a necessidade de nos envolvermos na leitura, no estudo e na meditação dos textos sagrados, como alimento espiritual indispensável à vida dos cristãos. Este ano, dada a suma importância e a imprescindível presença da Palavra de Deus na missão da Igreja e nas suas diferentes celebrações litúrgicas, o Dicastério para a Evangelização deixa-nos algumas propostas para a Eucaristia desse dia, que passamos a apresentar, e pedimos que ponham em prática nas vossas paróquias:

 

Esquema para a Celebração Eucarística

 

Após a saudação inicial, introduz-se com estas palavras ou outras semelhantes:

Neste dia, a Igreja celebra o Domingo da Palavra de Deus. É um Domingo “dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus” (Aperuit Illis, 3). Abramos a nossa mente e o nosso coração para acolher esta Palavra, «lâmpada para os nossos passos e farol do nosso caminho» (cf. Sl 118, 105). Deus, através da sua Palavra, deseja revelar-se e habitar nas nossas existências. Para que possamos acolher a sua presença durante esta celebração, reconheçamos que somos pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia de Deus.

 

ATO PENITENCIAL

C./ Senhor, que sois a Palavra de Deus feita carne, Senhor Misericórdia
R./ Senhor Misericórdia
C./ Cristo, que dais a vista aos cegos com a força da tua palavra, Cristo Misericórdia
R./ Cristo Misericórdia
C./ Senhor que libertais as nossas vidas do pecado, Senhor Misericórdia
R./ Senhor Misericórdia
C./ Deus omnipotente tenha misericórdia de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
R./ Ámen

 

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

- Levar o Evangeliário (ou lecionário, ou Bíblia) em procissão do altar ao ambão, onde é incensado.
- Durante a «Aclamação ao Evangelho», o turiferário dirige-se à sede, para a infusão do incenso;
- Depois, com o diácono ou o presidente, dirige-se ao ambão para a incensação e a proclamação. Seria bom cantar a saudação e a proclamação inicial: «Do Evangelho...» (e a a resposta final «Palavra da Salvação»), para sublinhar a importância do que será lido.
- Se a celebração for presidida pelo bispo, no fim da proclamação, o presbítero ou o diácono leva o Evangeliário ao bispo, para que este o beije. É bom que, nesta ocasião, o celebrante dê também a bênção ao povo.

 

ENTRONIZAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

- Ao terminar a proclamação do Evangelho, o ministro, depois de ter beijado o texto sagrado, coloca-o processionalmente no trono (lugar visível por todos), onde é aberto e incensado.
- Este trono pode incluir velas, flores ou vasos de plantas.
- Um comentador pode explicar o gesto com estas palavras ou outras semelhantes:
O livro que contém a Palavra de Deus é agora solenemente colocado no trono. É um gesto simbólico com o qual não só elevamos a Sagrada Escritura no meio da nossa comunidade orante, mas também manifestamos a nossa vontade de a colocar no primeiro lugar da nossa vida. Assim, a Palavra de Deus torna-se o farol da nossa existência, que ilumina as nossas decisões e inspira as nossas ações de acordo com a vontade de Deus.

 

HOMILIA

ORAÇÃO DOS FIÉIS

C./ Caríssimos irmãos e irmãs, reunidos em assembleia para celebrar os mistérios da nossa redenção, supliquemos a Deus Todo-Poderoso que, através da sua Palavra, o nosso caminho para a santidade seja renovado. Oremos, dizendo: Fazei de nós, Senhor, anunciadores da vossa Palavra!

1. Pelo Santo Padre, pelos bispos e sacerdotes, para que amem cada vez mais a Palavra de Deus e a partilhem com alegria às pessoas a si confiadas, através da meditação aprofundada, oremos.
2. Pelos leitores e os catequistas (que hoje receberam o seu ministério), para que, aprofundando a cada dia a Palavra de Deus, se configurem com ela e a transmitam com o testemunho da própria vida, oremos.
3. Pelos pais, para que, iluminados e reforçados pela Palavra de Deus, tenham a sabedoria de guiar os próprios filhos, transmitindo-lhes a fé em Cristo, oremos.
4. Por toda a comunidade cristã que escuta a voz de Deus que fala através da sua Palavra, para que cresça na unidade e dê um autêntico testemunho do amor de Deus, oremos.
5. Pela Igreja, chamada a ser unida em Cristo, para que na escuta da Sagrada Escritura saiba descobrir o caminho para chegar a uma unidade autêntica e sólida, oremos.
6. Por cada um de nós, para que abramos o nosso coração à Palavra de Deus e, assim, trabalhemos juntos a cada dia para construir a paz, oremos.

C./ Escutai, Pai misericordioso, estas orações que Vos dirigimos com fé por meio do Vosso Filho, o Verbo feito carne, que vive e reina convosco, pelos séculos dos séculos. R./ Ámen.

 

BÊNÇÃO SOLENE

O sacerdote, estendendo as mãos, diz:

C./ Deus, que manifestou a sua verdade e caridade em Cristo, faça de vós apóstolos do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo.
R./ Ámen.
C./ O Senhor Jesus, que prometeu à sua Igreja que estaria sempre presente até ao fim dos tempos, guie os vossos passos e confirme as vossas palavras.
R./ Ámen.
C./ O Espírito do Senhor esteja sobre vós, para que, caminhando pelas estradas do mundo, possais evangelizar os pobres e curar os contritos de coração.
R./ Ámen.
C./ Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo.
R./ Ámen

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147