Decorreu, entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, a visita pastoral do nosso Bispo à paróquia de Santo André de Souselo, no arciprestado de Cinfães/Resende.
Durante estes dias o Sr. Bispo teve oportunidade de conhecer melhor a paróquia, quer geograficamente, quer em termos humanos. Assim, no dia 28 visitou o centro escolar de Fonte Coberta onde contactou com mais de 100 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. Aqui teve oportunidade de conversar com os mais pequeninos da paróquia que se mostraram muito interessados em saber coisas sobre a vida do Sr. Bispo. Na E. B. 2/3 de Souselo “deu aulas” a uma turma do 6º ano e a outra do oitavo onde foi questionado sobre temas da atualidade.
No dia 29 visitou a Junta de Freguesia sendo recebido pelo Presidente da Câmara, Comandante dos Bombeiros de Nespereira e membros da Junta e da Assembleia de Freguesia. Aí visitou as instalações da secção de Bombeiros e as instalações da Junta e deixou uma palavra sobre o trabalho dos autarcas locais desafiando os presentes a colocarem-se ao serviço da comunidade. Ainda nesse dia visitou a Associação de Solidariedade Social de Souselo onde, depois de visitar as instalações, celebrou a Eucaristia e administrou o Sacramento da Santa Unção aos utentes da instituição e a cerca de duzentas pessoas da comunidade que quiseram associar-se a esta celebração. No final benzeu uma nova viatura destinada ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
O dia trinta foi dedicado a visitar pessoas idosas e doentes, nas suas casas, percorrendo assim os diversos lugares da paróquia, administrando a Sacramento da Santa Unção e deixando uma palavra de conforto e carinho aos doentes e aos que cuidam diariamente deles. Ao final da tarde celebrou a Eucaristia da festa de Santo André, nosso padroeiro.
No dia um celebrou eucaristia para as cerca de duzentas crianças e adolescentes da catequese. Uma oportunidade para sentir a alegria das crianças em o receberem e deixar palavras de desafio aos mais novos, convidando-os a serem apóstolos da bondade e da ternura de Deus juntos das suas famílias e colegas. Durante a tarde reuniu com os crismandos e com os colaboradores da paróquia deixando, também, um desafio a que todos se coloquem ao serviço do evangelho.
O dia dois foi dedicado aos que já partiram para o Pai. Celebrou eucaristia na Igreja Paroquial e na capela de escamarão, visitando os cemitérios onde rezou pelos que já partiram. Ao final da tarde reuniu com as diversas associações recreativas, culturais e desportivas tendo oportunidade de sentir o dinamismo associativo da freguesia e deixando o desafio a que, também elas, sejam associações de proximidade levando a alegria a todos.
0 dia três foi dedicado à celebração da eucaristia dominical e á celebração do sacramento do Crisma. Na eucaristia administrou este sacramento a cinquenta adolescentes e adultos da nossa comunidade desafiando todos a que se deixem tocar pelo Espírito Santo.
Durante os dias que passou entre nós aproveitou a refeição do jantar para estar com os ministros da comunhão, com os membros do conselho económico e com os acólitos. Oportunidade para refletirmos sobre a missão de cada grupo e sobre os desafios que se colocam no serviço da paróquia.
Bem-haja D. António, pela sua presença afetuosa, pela sua palavra provocadora e desafiante, pelo carinho demonstrado e pela paciência que teve em a todos acolher. A sua passagem deixou um rasto de fé e esperança como deixa perceber o : “Vejo um ramo de amendoeira”.
Pe. António Morgado, in Voz de Lamego, ano 87/55, n.º 4441, 19 de dezembro de 2017