Previous Next

Formação de Catequistas

Decorreu no passado dia 6 de dezembro, no Centro Paroquial de Castro Daire mais uma formação para os catequistas do nosso arciprestado.

Esta formação foi promovida pelo Secretariado Diocesano da Catequese da nossa Diocese, trazendo como base provocar fazer diferente, com o mote “A ousadia de Amar a Deus”.

Começou de forma animada e descontraída, como habitual, com um cântico e uma oração, onde o Amor foi explanado. Já com uma sala bem composta por catequistas dispostos a acrescentar mais à sua fé, à sua formação espiritual, mas sobretudo a acolher novos desafios e perspetivas mais enriquecedoras para evangelizar principalmente a faixa etária da adolescência e jovem. Pois, os desafios da nossa sociedade são cada vez mais complexos.

Num primeiro momento, fomos todos desafiados a refletir sobre como podemos ser mais audazes e criativos, quando nos reunimos com os nossos catequizandos. Ou seja, tentar fazer diferente, não ficarmos apenas pela catequese em sala e tentar conseguir transpor as quatro paredes onde semanalmente nos reunimos.

Começamos com uma partilha muito enriquecedora, em diálogo aberto, onde fomos provocados a refletir sobre como é/está a nossa relação com Deus.

Recordámos que, todos necessitamos de amar e ser amados, e que o grande desafio do nosso tempo, tão cheio de coisas idolatradas, é mesmo a ousadia de amar a Deus.

A mensagem de Cristo é clara, “amai-vos uns aos outros, como eu Vos amei”. Acreditamos que fomos criados por amor, em amor e para amar e a partir daqui viver e esta é certamente a maior mensagem universal da humanidade. Tenhamos a ousadia de amar, louvar e celebrar Deus, na Eucaristia, e em qualquer circunstância do nosso dia a dia.

A formação continuou, após um curto coffee break (importante para conversas informais entre os catequistas das diferentes paróquias), passando para a parte mais prática do nosso tema. As propostas foram amplas e ambiciosas, começando pelo desafio de responder a questões, desde sempre, colocadas pelas nossas crianças e jovens, levando-nos à humildade de assumir que nem sempre temos respostas imediatas. Mas, que as iremos procurar junto do nosso pároco, no evangelho... Fomos desafiados a servir o outro e a cativar os nossos catequizandos para o voluntariado em espaços como a comunidade, em instituições na nossa paróquia, para que haja um compromisso de vida para com o outro.

Outro momento, muito importante, nesta formação, foi o da oração em todas as atividades que desenvolvemos na catequese. E que esta seja um momento preparado, vivido e mesmo partilhado.

Foi-nos, ainda, proposto um jogo em grupo, momento de reflexão, agregador e cheio de boa disposição.

Resta-nos agradecer mais um momento de formação que o Secretariado Diocesano da Catequese nos proporcionou, onde conseguimos aprender sempre mais sobre Deus e sobre nós próprios. Relembrando a importância de Viver a nossa fé em todos
os contextos.

Que tenhamos sempre a ousadia de amar a DEUS!

 

Catequista Ana Alexandra

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147