Previous Next

Natal sem idade

D. ANTÓNIO COUTO, BISPO DA DIOCESE DE LAMEGO, PRESIDIU À MISSA DO  “NATAL SEM IDADE”, EVENTO QUE JUNTOU OS IDOSOS DO CONCELHO

Mais de duas décadas depois de o Município de Sernancelhe ter criado a primeira festa “Natal Sem Idade”, a iniciativa mantém o sentido solidário que motiva mais de um milhar de idosos do Concelho a encontrarem-se para uma festa de Natal antecipada.

Este ano a festa foi no dia 17 de dezembro e, pelo segundo ano consecutivo, a Missa foi presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, personalidade conhecida pela defesa dos valores sociais e por visitar com muita regularidade as comunidades, em particular o Santuário de Nessora da Lapa, aquando das principais romarias do ano.

A mensagem deixada este ano a todos os presentes foi de esperança, de partilha e de união, num tempo em que é necessário, e urgente, chamar à vida de todos os valores essenciais da sociedade.

E, por isso, neste “Natal Sem Idade” cumpriu-se a intenção do Município de  proporcionar o reencontro, fomentar o convívio e oferecer aos mais velhos uma festa de Natal antecipada, num contexto de festa, de tradição e que envolvesse todas as comunidades do Concelho.

E foi de todas as comunidades do Concelho que, de forma organizada, chegaram logo pela manhã ao autocarros repletos de pessoas de todas as localidades do Concelho. Recebidos pelo Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia e Vereadores, os séniores foram encaminhados para o interior do Expo Salão, onde aguardaram pelo momento alto do dia: a Missa, celebrada pelo Bispo de Lamego e por uma dezena de párocos do Concelho.

Coube ao Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Santos, dar as boas-vindas a todos e desejar um Santo Natal, pleno de saúde e de alegria, no convívio com as famílias. O Presidente deu conta ainda que esta Festa é um gesto simples de reconhecimento pelo contributo que todos deram, e continuam a dar, para o crescimento e desenvolvimento da nossa terra.

Logo depois foi lida a mensagem de Natal em nome de todos os presentes, que evidenciou o agradecimento pelo “empenho e o carinho que o Município depositou na organização de todos os detalhes deste dia, para que nada nos faltasse”.

A Missa começou com a entrada do Bispo e dos Párocos no Expo Salão e a realização do percurso até ao altar. Ficou igualmente marcado o momento das oferendas, em que uma pessoa de cada freguesia exibiu o produto que simboliza a respetiva terra e entregou-o para ser colocado junto ao altar.

Seguiu-se o almoço convívio de Natal, com ementa a fazer lembrar a consoada, onde não faltou o tradicional bacalhau e, ao longo da tarde, houve tempo ainda para muita animação e convívio entre todos.

Com todos estes ingredientes, o "Natal sem Idade" confirmou tratar-se de iniciativa de grande simbolismo social e solidário, marcada pela alegria e felicidade.

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147