Previous Next

DIA D…

No último domingo do Ano Litúrgico (25 de novembro) foi o “Dia D” na nossa Diocese de Lamego. Um dia cheio para a nossa diocese, pois convergiu nesse domingo três celebrações: a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo - Rei do Universo (Diaconocracia), o dia da Dedicação da nossa Igreja Catedral e a Ordenação Diaconal do seminarista Diogo Martinho. Esta celebração congregou diocesanos de diferentes comunidades paroquiais da nossa diocese. Teve a presença do clero diocesano de Lamego e de clero oriundo de outras dioceses como expressão de comunhão eclesial.

Nesse domingo a Igreja celebrou a Diaconocracia, o poder do serviço, foi esta realeza inédita que Jesus instituiu o reino do Rei-Diácono, o rei que segundo D. António Couto “reina a partir de dentro”. Sendo o momento mais propício para a nossa Diocese de Lamego, ser enriquecida com ministério diaconal conferido ao Diogo Dias Martinho, filho de Maria Olinda Dias Martinho e de Manuel dos Santos Martinho, membro da comunidade paroquial de S. Pedro de Gosende (Castro Daire). Encontra-se a realizar o seu estágio pastoral sob a orientação dos padres Carlos Carvalho e Francisco Marques, nas seguintes paróquias: São Miguel das Antas, Nossa Senhora do Pranto de Aveloso, Santa da Cruz de Beselga, Senhora da Assunção do Ourozinho, São João Batista da Prova, Santa Maria Madalena do Seixo e São João Batista de Sernancelhe. O nosso bispo exortou o Diogo para ter sempre presente esta forma inédita da realeza de Jesus. Neste dia de ordenação não se pode deixar de fazer uma referência às casas de formação dos nossos seminaristas: Seminário de Lamego e Seminário Interdiocesano de S. José, que acompanham os jovens ao longo do seu percurso vocacional.

No dia em que dedicamos uma vida para o serviço de Deus e do Seu Povo, também se celebrou a Dedicação da nossa Igreja Catedral que ocorreu a 20 de novembro (1776), mas que habitualmente é “diferido” para o domingo da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. 

Ao Diácono Diogo desejamos as melhores felicidades e pedimos a intercessão de S. Sebastião e St. Agostinho (nossos padroeiros diocesanos) diante de Jesus, Rei-Diácono, pelos bons frutos do seu ministério diaconal. Por fim, neste domingo cheio a nossa Diocese exultou de alegria.

 

Pe. Ângelo Santos, DDP Vocacional
in Voz de Lamego, ano 89/01, n.º 4487, 27 de novembro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147