Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto a Barcos

Era aguardada com enorme expectativa a Visita Pastoral do senhor D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego à Paróquia de Barcos.

A Visita Pastoral aconteceu nos dias 14, 16 e 17 de março. Esta Visita Pastoral vinha sendo preparada, com muito empenho e entusiasmo, já há muito tempo, pelo senhor Padre Luís, Pároco de Barcos.
A visita do senhor Bispo tinha como pontos fundamentais a administração do Sacramento do Crisma e o contacto com a população. No dia 14, quinta-feira, o senhor Bispo chegou pouco depois das 13h00, dirigindo-se ao Lar de Idosos “Maria de Lurdes Macedo Barradas”, onde foi recebido muito bem por elementos da Direção, funcionários e velhinhos. Seguiu-se o almoço servido pela Instituição. Após a refeição houve a celebração da Eucaristia num dos salões do Lar, para acomodar utentes, funcionários, familiares e convidados. Foi administrada a Santa Unção a todos os que a quiseram receber. Por volta das 17h00 o senhor Bispo foi à povoação de Barcos onde visitou alguns idosos acamados e doentes. Caiu fundo no coração das pessoas esta ação.

No Sábado, dia 16, o senhor Bispo chegou a Santo Aleixo – Pequeno Lugar da Paróquia de Barcos – pelas 14h30.
Aqui teve igualmente uma calorosa receção pelos habitantes (poucos) e outras pessoas de Barcos que também quiseram estar presentes.

Em Santo Aleixo houve visita à Capela (velha), ao Cemitério e de seguida a Santa Eucaristia na Capela nova. Terminada a Missa o senhor Bispo veio a Barcos – encontrou-se com os Crismandos, falando-lhes da importância do Sacramento do Crisma, que iriam receber, complementando os ensinamentos ministrados pelo Pároco – senhor Padre Luís Ribeiro – ao longo de várias reuniões de esclarecimento e formação cristã. O senhor Bispo falou também do Sacramento da Santa Unção e administrou-o a várias pessoas que o quiseram receber.

Dia 17 de março – domingo – o grande dia da Visita Pastoral.

O senhor Bispo chegou pontualmente à hora marcada – 11h00 – ao Cimo de Vila, onde o esperavam o Pároco, os Crismandos, Padrinhos e familiares e ainda grande multidão. A receção foi feita com um belo cântico e bonitos ramos de flores para o senhor Bispo e outro para o Pároco. Descida até à Igreja Paroquial pela principal rua da Terra que ostentava algumas faixas com lindas frases e havia janelas emolduradas com colchas dependuradas.
Chegada à Igreja Paroquial, também ela engalanada logo à entrada da porta principal e o respetivo interior. Igreja completamente cheia, com pessoas a terem de ficar de pé. Celebração da Santíssima Eucaristia com a administração do Santo Crisma a 24 jovens, após a homilia do senhor Bispo, escutada com muita atenção pelos presentes.

O Ofertório, com produtos da Terra, foi muito significativo e o Senhor Bispo agradeceu. No final da Missa houve a intervenção de uma jovem, Luciana Soares, já crismada, que realçou a importância desta Visita Pastoral à nossa linda Aldeia Vinhateira de Barcos e agradeceu, em nome de todos, ao senhor Bispo por ter vindo até nós e pediu que o fizesse mais vezes, pois seria sempre muito bem recebido. Recebeu aplauso geral dos presentes.
Terminou o senhor Bispo dirigindo ainda mais algumas palavras aos presentes e agradeceu a todos a forma simpática e carinhosa como foi recebido. Nova salva de palmas desta vez para o senhor Bispo.

Seguiu-se o almoço e, após este, pelas 15h30 houve ainda a romagem ao Cemitério onde se recordaram os que já partiram para o Pai e rezou-se por todos.
Para encerrar esta inesquecível Visita Pastoral do senhor Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, à Paróquia de Barcos, houve um convívio com lauto lanche partilhado, na Junta de Freguesia, gentilmente cedida para o efeito pelo Presidente, senhor Fernando Barradas.
Pelas 17h00, o senhor Bispo deixou-nos, regressando à Sede da Diocese, Lamego, deixando já imensas saudades em todos nós.

Não podemos deixar de realçar a participação do Grupo Coral, dirigido pela Ana Patrícia, com cânticos apropriados e muito bem ensaiados que solenizaram ainda mais as Cerimónias. Parabéns.
Igualmente uma referência especial para o trabalho árduo de muitas pessoas de Barcos, em especial o senhor Presidente da Junta de Freguesia, a Maria João e a Graciete Barradas – colaboradores próximos do Pároco – que tudo fizeram para que esta Visita Pastoral decorresse bem. E conseguiram-no. Parabéns e muito obrigado.

Todos os habitantes de Barcos estiveram à altura deste belo acontecimento. Igualmente os nossos parabéns. Esperamos que esta Visita Pastoral dê muitos e bons frutos e que sirva para santificação de todos e Glória do Nosso Deus. 



José Barreira dos Santos,
in Voz de Lamego, ano 89/16, n.º 4502, 19 de março de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147