Previous Next

Encerramento do Ano Pastoral Paróquia de Almacave

Chegou o verão e, com ele, o tempo oportuno para abrandar, avaliar e saborear os frutos de mais um ano pastoral.

Neste sentido, a comunidade paroquial de Almacave aproveitou as últimas semanas para convocar e reunir o Conselho Pastoral Paroquial, os catequistas e também os vários grupos de adultos que têm vivido tempos de formação. Da avaliação realizada, fica a certeza de que alguns passos foram dados e a esperança de continuar a caminhar com coragem e criatividade. Já não dá para “pescar” à rede? Já não conseguimos converter multidões? Então é a hora de pescar à linha… um a um, coração a coração.

Sem espaço para colocar Deus de ‘férias’, também quisemos realizar o habitual Convívio Paroquial. No passado dia 30 de Junho, congregados no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Vale de Cambra, pudemos viver belos momentos de celebração da fé e fortalecimento de laços. Não faltou o convívio, a música e, como é óbvio, a abundante partilha de farnéis. No regresso também tivemos a oportunidade de passar pelo Santuário de Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, onde o grupo de jovens nos presenteou com um flash mob que envolveu mais novos e mais velhos num ambiente de grande alegria.

São momentos como estes que nos fazem sentir que não nos faltam oportunidades para evangelizar. Basta que tenhamos aquele ardor missionário que impele a procurar quem, como, quando e onde… a procurar os corações sedentos de Deus e apresentando, como trave mestra da nossa evangelização, a vivência coerente daquilo que se anuncia e em que se acredita. Não basta fazer planos, é preciso evangelizar com a vida.

Como Paróquia, assembleia onde Deus habita e caminha, há que fazer despertar naqueles que residem neste espaço, o sentido de pertença a este “Povo Novo, Povo Santo”, sempre chamado, acompanhado e conduzido por Deus, de tal maneira que ninguém resista a viver de um modo sempre renovado a experiência de sermos este Povo Eleito, chamado e enviado.

Em síntese… apesar de estarmos a viver vários momentos que fazem parte do “Encerramento do Ano Pastoral”, a verdade é que a missão continua hoje e sempre! O desafio lançado no passado mês de Outubro, apresenta-se bastante atual, desafiando-nos a:

- RECONHECER que a Igreja não é uma organização... mas somos todos nós;
- SAIR do conforto... colocando em prática uma 'pastoral de rua';
- APROVEITAR as diversas propostas da Paróquia... procurando participar ativamente;
- CONVIDAR novas pessoas para nos ajudar... evitando sobrecarregar sempre os mesmos;
- REPENSAR os nossos grupos, movimentos, irmandades e demais estruturas paroquiais... tendo em conta os desafios de hoje;
- VIVER com autenticidade, a alegria de sermos Chamados e Enviados... depositando tudo nas mãos de Deus.


Pe. Luís Rafael, in Voz de Lamego, ano 89/30, n.º 4517, 2 de julho de 2019

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147