O MMF iniciou o seu Ano Pastoral com a peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, como é habitual no segundo sábado do mês de outubro. Estiveram presentes várias centenas de mensageiros e outros peregrinos que acorreram ao Santuário. Concelebraram um grupo de doze sacerdotes, alguns deles assistentes do MMF, nas suas paróquias, o assistente diocesano, padre Vasco, o reitor do Santuário senhor Padre Amorim e o vice-reitor senhor Padre Joaquim Dionísio. Esteve também presente o assistente do MMF da Guarda, acompanhado de um grupo numeroso de mensageiros daquela Diocese.
Iniciou-se a peregrinação com a saudação a Nossa Senhora, ali invocada com o nome de Senhora da Lapa, Mãe protetora e fonte de Luz, que deseja que todos os mensageiros sejam candeias acesas e testemunhas do Seu amor a Jesus.
Seguiu-se a caminhada até ao recinto de oração, meditaram-se os mistérios do rosário, tendo como tema: “Maria a Mulher do Sim”.
A celebração Eucarística foi presidida pelo vice-reitor do Santuário, senhor Padre Joaquim Dionísio e animada pelo grupo coral, sob a orientação do senhor Padre Sérgio. Na homilia o celebrante apresentou Maria como a mulher simples, escolhida por Deus, que ouviu a sua palavra e a cumpriu, sendo assim a primeira discípula de Jesus. Também as três crianças, simples, pobres e humildes, foram escolhidas por Maria, para serem os anunciadores da Mensagem, que não é mais que a vivência do Evangelho. O MMF é, segundo o celebrante um Movimento simples e discreto, mas é na simplicidade que se anuncia o Evangelho. Sejamos nós também discípulos missionários, seguindo a Jesus Cristo, tornando-nos as testemunhas que o mundo precisa, pela oração e pelos gestos, sendo fontes de esperança. Somos convidados pelo nosso Bispo a ser uma Igreja em caminho e comunhão, que depende de cada um de nós para se edificar. É tempo, pois, para ouvir e para nos disponibilizarmos a ser testemunhas amadas e enviadas por Deus.
Terminámos a peregrinação com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção.
Foi um belo dia, repleto de encontros, partilha, reflexões, adoração e oração, mas a maior graça foi o enriquecimento interior de cada um. Obrigada ao coro que nos brindou com belos momentos. Obrigada ao Santuário que tão bem nos acolheu.
Obrigada a todos que tornaram este dia tão especial, que todos nos sintamos chamados e enviados em missão. Um Bem Haja a todos.
O secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 89/43, n.º 4530, 15 de outubro de 2019.