Previous Next

Apresentação de um livro com 300 anos, no Santuário da Lapa

Há 300 anos, o padre jesuíta António Cordeiro, um açoriano que desde cedo se entusiasmou com a realidade da Lapa e se empenhou em desenvolver muitas das suas potencialidades, deu ao mundo um livro a que deu o sugestivo título “Loreto Lusitano, Virgem Senhora da Lapa”. Uma publicação que, não sendo a primeira sobre o tema, beneficiou do já escrito e, sobretudo, do saber do seu autor sobre uma realidade que tão bem conhecia e que tanto ajudara a desenvolver.

A reedição da obra foi patrocinada pelo Santuário da Lapa e contou com o entusiasmo do Dr. Abel Estefânio, membro da Mesa de Honra deste Santuário e responsável de uma introdução anexada com úteis e preciosas informações sobre o livro e o seu autor.

A apresentação decorreu, como previsto, durante a tarde do último sábado, no Santuário da Lapa e contou com a presença e a palavra do nosso bispo, D. António Couto, do reitor do Santuário, Padre José Amorim, e do Dr. Abel Estefânio.

D. António Couto convidou a olhar para autor do livro, alguém que foi capaz de sonhar e de tudo fazer para concretizar o sonho. E a Lapa, os livros, as pedras são sempre antecedidas do sonho que interpela e motiva a avançar. O Pe. Amorim lembrou os 25 anos como reitor, ao longo dos quais se dedicou à recuperação dos espaços e se empenhou na divulgação do Santuário.

O Dr. Estefânio, convidando à leitura do livro, não deixou de sublinhar a grandeza do seu autor, a importância do Santuário na história lusa e na necessidade de continuar a divulgar uma realidade singular.

Presentes estiveram ainda o senhor Vigário Geral, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe e outros membros do seu Executivo, o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Quintela da Lapa e respetivo Tesoureiro, membros da Mesa de Honra do Santuário e muitos devotos de Nossa Senhora e amigos deste Santuário.

Louvamos e agradecemos a presença de todos, reiteramos o convite para que venham sempre e informamos que o livro está à venda no Santuário.


Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 90/01, n.º 4536, 26 de novembro de 2019

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147