Apresentação do livro “Leitura do tempo em que vamos”

As primeiras palavras do convidado Pe. José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, na apresentação do novo livro de D. António Couto, foram de enaltecimento da pessoa que é o nosso Bispo. Uma pessoa de elevada inteligência, cultura, sinceridade, humildade.

Com vários livros editados, todos de uma qualidade notável e conteúdo puro, simples e essencial, D. António contactou Zita Seabra, da editora Aletheia Editores, para a publicação de um novo livro, já iniciado há algum tempo mas que agora vê a luz do dia. “Leitura do Tempo em que vamos” é um livro que fala sobre o nosso mundo, “um mundo nebuloso e sombrio, escorregadio e líquido, sem rostos… sem fontes e sem céu”. Daí a importância de ser publicado por uma editora a nível nacional com abrangência de diversos temas e conteúdos.

Zita Seabra conheceu D. António Couto em Fátima e ficou maravilhada pelas belas palavras da sua homilia sobre as mulheres na Igreja. Surgiu, nessa altura, o desejo de editar uma obra sua. No final da sua intervenção, Zita Seabra deixou a dica a D. António para um desenvolvimento da homília que proferiu em Fátima, para uma posterior publicação.

D. António só faz e gosta de fazer duas coisas: andar no meio do povo e andar no meio de Palavras. Quem já o ouviu e/ou leu os seus mais de 20 livros publicados, sabe a importância que é para ele cada palavra, cada significado, a sua essência e origem. Para ele, a colocação de cada palavra numa frase é um jogo, uma investigação, uma busca para conseguir colocar no papel a expressão mais fiel possível do pensamento e da realidade.

A apresentação propriamente dita, pelas palavras do Pe. José Almeida, amigo de longa data de D. António, desde os tempos do seu doutoramento em Roma, não podiam ter deixado mais vontade em devorar esta obra. Magnífica com toda a certeza e, de uma importância e valor incalculável para entender e viver no tempo em vamos.

Raquel Assis, in Voz de Lamego, ano 90/10, n.º 4545, 4 de fevereiro de 2020