Há pouco mais de um mês atrás recebemos uma notícia bastante triste: a XXXV Jornada Diocesana da Juventude de Lamego também sofreria as consequências desta pandemia mundial e não seria realizada como planeado. No entanto, o Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens, em conjunto com os jovens da Zona Pastoral de Castro Daire, fizeram questão agarrar verdadeiramente o tema deste ano (“Jovem, eu te digo, levanta-te!” Lc 7,14) e tomaram a decisão de “levantar” a Jornada de uma forma diferente, para que os jovens pudessem estar “juntos” e vivê-la de uma forma especial.
Surgiu então o plano da Jornada ONline! Prepará-la em tão pouco tempo e desta forma inédita era uma preocupação e o sentimento de se estar a trabalhar no escuro estava presente. Contudo, houve o cuidado de se preparar momentos que levassem os jovens a viver uma Jornada o mais parecida possível com as anteriores, mas através de um ecrã.
Estando tudo pronto, iniciamos na sexta à noite, dia 15 de maio, com Vigília de Oração como convite de “preparação espiritual”. Recomeçamos no sábado de manhã com um Acolhimento onde foi explicado o que iria decorrer ao longo do dia e nem faltou a tradicional carrinha onde os jovens recebem as boas-vindas. Em seguida, os sacerdotes responsáveis pela área juvenil em cada arciprestado, disponibilizaram-se a ouvir os jovens que necessitassem de partilhar momentos, alegrias, inquietações, sentimentos, através de chamada telefónica (“Mais 351”).
Reunidos em vários grupos, através da plataforma ZOOM, todos os jovens tiveram a oportunidade de participar num workshop onde puderam exprimir-se sobre o que esta quarentena trouxe de melhor e pior, a forma como escutam a voz de Deus neste momento difícil e criaram um marcador de livro com as palavras que melhor definem a forma como devemos corresponder ao Seu chamamento.
Diretamente do lugar onde seria a JDJ, não podia faltar um momento de Adoração ao Santíssimo para se parar, refletir e escutar Quem melhor nos sabe guiar.
Da parte da tarde, o Pe. Marcos animou todos os jovens com um concerto em direto: não existem Jornadas sem música, danças e alegria!
Para terminar, celebramos Eucaristia com o Sr. Bispo, D. António Couto. Apesar de distantes, todos os jovens se sentiram perto. Imagens dos workshops, bem como uma “mão de palavras”, foram entregues no Ofertório.
A preocupação da preparação foi desvanecendo ao longo da Jornada ao percebermos que estava a ser um sucesso e que os Jovens estavam a aderir de coração aberto!
Parabéns Jovens da Diocese de Lamego. Todos Juntos, sentimos o toque de Deus na nossa vida e soubemos ouvir o que Ele tem para nos dizer!
Tendo o Escutismo como base de formação pessoal, penso que há uma frase de Baden Powell que caracteriza esta Jornada: “Se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis”.
Vanessa Nunes, CNE Agr. 280 – Castro Daire,
in Voz de Lamego, ano 90/25, n.º 4560, 19 de maio de 2020