Previous Next

10 de junho – na Lapa com Maria

Com a suspensão da Novena preparatória e da Peregrinação do 10 de junho, foram menos os peregrinos que se dirigiram ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Mas nem por isso faltaram devotos, de longe e de perto, de carro ou a pé, que apareceram para rezar, louvar e cumprir o desejo de entrar na casa da Mãe. E também os ausentes foram lembrados e por todos se rezou.

Impossibilitados de caminharmos em procissão e desconhecedores do número daqueles que viriam, optou-se por preparar a igreja e parte do adro para acolher os peregrinos.

O movimento começou bem cedo e culminou com a celebração da Eucaristia, na igreja, às 11h30. Os lugares previstos, no interior, foram rapidamente ocupados e um bom grupo ficou cá fora, aproveitando a sombra do colégio e acompanhando a celebração, graças ao som existente. Para lá da reitoria, esteve connosco o sr. Padre Diogo Filipe, pároco na zona pastoral de Castro Daire, onde também é arcipreste.

Alguns dos que vieram, aproveitando o bom tempo e as condições existentes, foram ocupando as mesas do parque e degustaram a merenda trazida de casa e enriquecida com o pão, o queijo e outras iguarias locais.

Associando-se a todos quantos combatem a propagação do vírus, o Santuário da Lapa não esconde à tristeza que a suspensão da novena e da peregrinação de junho causou, continuando a rezar por uma solução médica que altere as circunstâncias e devolva a segurança.

Não estamos imunes à nova situação partilhada por todos e testemunhamos como lentamente vai aumentando o número dos fiéis que participam nas celebrações, bem como o número dos que nos visitam. Vai levar tempo a retomar o ritmo.

Até lá, o santuário vai continuar a ser um espaço e um tempo disponível para acolher e acompanhar, proporcionando o encontro com o Senhor, o crescimento na fé e a oportunidade de invocar e agradecer a proteção materna da Senhora da Lapa.



Pe. Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 90/29, n.º 4564, 16 de junho de 2020

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147