Previous Next

Seminário de Lamego em Caminho e em Comunhão…

Ao iniciarmos o novo ano de formação, no Seminário de Lamego, fomos desafiados pelos nossos formadores (P. Filipe Pereira, Reitor; P. Bráulio, que acompanha os seminaristas maiores de Lamego no Seminário Interdiocesano de Braga, e Tiago João), a caminharmos, física e espiritualmente, ao encontro das comunidades paroquiais e párocos, da nossa diocese.

O nosso objetivo tem como pano de fundo a propagação e ação da pastoral vocacional da nossa diocese. Deste modo, partimos no contexto de envangelização e testemunho do nosso chamamento vocacional. Dando a conhecer o que de bom é viver em comunidade, testemunhando a formação que recebemos na vida comunitária e quotidiana do seminário. Imbuídos nesta passagem do Evangelho “Faz-te ao Largo” (Lc 5, 1-11). Ao escutar esta palavra de Jesus, no dia 19 de setembro, fomos, ao encontro das comunidades paroquiais de Santo Amaro de Alvite e São Tiago de Leomil. Depois de uma partilha e acolhimento inicial dos párocos e comunidades, o seminarista Tiago Sequeira, natural da Penajóia, falou da sua experiência vocacional, dando o seu testemunho, vivido no seio da formação do seminário. Esta comunidade, de Santo Amaro de Alvite, acolheu o testemunho do Tiago com alegria e sentiram que Jesus nunca deixa de chamar homens para a Sua Messe. Neste mesmo dia, foi apresentado o Seminarista Eduardo Leal, que terminou o 6º ano de Teologia e que irá realizar o seu estágio com os senhores Padres Jorge Giroto e Vítor Carreia.

A Paróquia de São Tiago de Leomil acolheu vivamente o testemunho vocacional do seminarista Celestino Ribeiro da Pereira, natural de Castro Daire, tendo relacionado o seu testemunho com a Palavra de Deus, que, para ele, tem uma forte importância na sua vocação, exortando a comunidade a alimentar a fé no contacto diário e assíduo com a Sagrada Escritura.

No fim de semana seguinte, dia 26 de setembro, partimos para uma nova descoberta e desafio na Paróquia de Santo Amaro e Nossa Senhora do Pranto de Vila Nova de Foz-Côa. Para nós, foi uma nova realidade, desconhecendo os belos e profundos lugares da nossa diocese. Tendo sido muitíssimo bem recebidos pelo Pároco, Pe. Diogo Martinho, a quem agradecemos a caridade fraterna, e, a toda a comunidade, os gestos de ternura, gratidão e generosidade com o seminário e seminaristas. O seminarista Celestino foi desfiado a falar da sua fé e, intimidade com Jesus Cristo, a importância de Jesus no seu percurso de batizado até à sua decisão de querer entrar no seminário. Exortando “Ai de mim se não anunciar o evangelho” (1 Cor 9, 16), à comunidade presente, relembrando que o seu encontro pessoal com Cristo o fez tomar a decisão radical no seguimento de Cristo e, da importância da meditação da Palavra de Deus e da oração na sua vida quotidiana.

No dia 18 de outubro, Dia Mundial das Missões, o Seminário de Lamego deslocou-se às Paróquias de Santo Adrião Cabaços e de São João Baptista de Moimenta da Beira, juntamente com o seu Pároco, Pe. Diamantino, a quem agradecemos pelo excelente acolhimento, um muito obrigado a todos.

No dia 20 de outubro o seminário deslocou-se à Paróquia de São Caetano das Chãs, que de forma tão bela e generosa, todos os anos, oferta o seminário com os bens das suas colheitas. O nosso muito obrigado aos Srs. Padres José da Fonseca e Bernardo e a toda a comunidade.

No passado domingo, dia 25 de outubro, a comunidade do Seminário de Lamego dirigiu-se à Paróquia de São João Baptista da Pesqueira, juntamente com o seu Pároco, Pe. Jorge Henrique, para mais uma ação de promoção vocacional. Ao celebrar a Santa Eucaristia, tivemos oportunidade de presenciar o testemunho de toda a comunidade do Seminário de Lamego e de ouvir Seminário em Caminho e em Comunhão… o testemunho do seminarista Celestino que abordou as temáticas do amor e ternura a Deus, como pilares essenciais para o crescimento e discernimento da sua vocação.

Agradecemos a todas as pessoas pelo excelente acolhimento a todos o nosso muito obrigado! Todos os seminaristas pediram às comunidades paroquiais para que rezassem pelas vocações, e, também, por aqueles que os acompanham, o que é fundamental para nós! Brevemente iniciamos a Semana de Oração pelos Seminários! Pedimos a oração a todos os leitores da Voz de Lamego, pois, nós, também, rezamos por vós.

 


Os Seminaristas: Tiago Sequeira, Leandro Camelo, Celestino Pereira,
in Voz de Lamego, ano 90/46, n.º 4581, 27 de outubro de 2020

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147