RISE UP! Itinerário de Preparação para a JMJ 2023

Equipa DDPJ Lamego

No passado dia 1 de novembro, foi lançado o Itinerário de Preparação para a JMJ 2023: RISE UP. Este projeto, em que os jovens são convidados a desenvolver projetos que os transformem sempre mais em discípulos-missionários, foi preparado por uma equipa nacional, constituída por vários jovens e da qual faz parte o Pe. Luís Rafael, da nossa Diocese de Lamego.

De modo a facilitar a vivência destes encontros, os guiões para os animadores, vídeos e demais material para os jovens está totalmente disponível na página oficial da Jornada Mundial da Juventude.
A Equipa DDPJ Lamego desafia, desde já, os vários jovens a levantar-se e a viver este itinerário. O ideal é que cada grupo procure reunir-se (presencialmente ou online) e, mês a mês, ir aprofundando os temas propostos. Para aqueles que tiverem mais dificuldade a fazer este caminho, o Departamento dos Jovens irá promover a vivência deste itinerário nas plataformas digitais (as datas estão agendadas no Plano Pastoral Diocesano 2020-2021).

Cada dos encontros do itinerário Rise Up é constituído por nove momentos através dos quais se pretende proporcionar o encontro com o próprio Jesus através da Sua palavra. Seguindo a metodologia clássica de discernimento espiritual em grupo – reconhecer, interpretar e escolher, toma-se como ponto de partida a experiência de vida pessoal e comunitária que iluminada pela Palavra de Deus, escutada, acolhida e rezada reclama um dinamismo transformador da própria existência e do mundo.

Os nove momentos de cada catequese são:
Prepara-te - O encontro inicia com este momento que pretende ambientar os participantes e introduzi-los no espírito do encontro. Procura-se que este seja um tempo de acolhimento pessoal e grupal, vivido, sempre que possível, através de uma dinâmica que promova a interação entre os participantes.

Escuta - Segue-se de imediato a escuta da Palavra de Deus. Este é o momento central de todo o encontro. É o próprio Jesus que nos fala e se oferece como Palavra de salvação. Tanto quanto possível, deve-se preparar-se a proclamação e escuta da Palavra de Deus proporcionando um breve momento de silêncio e garantindo que a leitura seja cuidadosamente feita por parte de um leitor. Após a leitura, o animador deverá ajudar a contextualizar o texto com as informações facultadas no guião, de modo que os jovens possam reler o texto em silêncio aprofundando-o na busca da principal mensagem do mesmo. Num passo seguinte do encontro é proposta ao jovem uma atualização da mensagem encontrada no texto.

Acolhe – Momento em que os jovens são desafiados a confrontar a Palavra de Deus escutada com a própria vida com base num testemunho de um jovem que partilha, em vídeo, a sua experiência e lhes deixa algumas questões.Interroga-te – Os jovens são chamados a responder aos desafios lançados no momento anterior. Deve ser proporcionado aos jovens um tempo de silêncio e reflexão de modo a que possam interrogar a própria vida partindo da Palavra de Deus.

Partilha – Após o momento de confronto pessoal com o tema apresentado, os jovens são desafiados a um momento comunitário de Partilha onde todos são convidados a pôr em comum algum dos aspetos rezados e refletidos.

Reza - A experiência de comunhão continua no momento em que o grupo é convidado a um momento de oração.

Levanta-te - O encontro termina com um desafio para a vida de cada jovem ou do grupo que se concretiza num compromisso transformador. Levanta-te! O convite a “viver de pé” é a grande proposta do itinerário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude. Este é, portanto, um momento que deve ser bem motivado e sobretudo acompanhado pelo animador.

Continua – Trata-se de uma proposta de aprofundamento individual ou grupal do que foi experienciado.

Sim, creio! - Um breve apontamento do Catecismo da Igreja Católica fecha a proposta de encontro. Consolida-se, deste modo, a experiência vivida à luz da fé da Igreja que os jovens são chamados a professar.

No final de cada encontro, e tendo em conta a atual situação de pandemia que dificulta as atividades de serviço em grupo, neste primeiro ano propõe-se um projeto pessoal de vida que visa ajudar os jovens a procurar, discernir e encontrar a vontade de Deus.