A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi instituída por São João Paulo II em 1985 com o propósito de juntar milhões de católicos, principalmente jovens, do mundo todo, de modo a celebrar e aprender a fé católica, construindo pontes de amizade e esperança entre continentes.
- “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu vos confio o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (São João Paulo II, 1984).
- “Hoje eu vos confio o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas” (São João Paulo II, 2000).
E foi assim que a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani se tornaram os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Símbolos estes que foram entregues a 22 de novembro de 2020, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelos jovens do Panamá (onde se realizou a última JMJ) aos jovens de Portugal. Contudo, é agora que a JMJ começa…
Durante estes 2 anos que faltam, rumo à semana alta, à semana de encontros e partilhas, à semana em que vamos vivenciar, de uma maneira ainda mais especial, o encontro com Jesus Cristo e a Sua Mãe, pois, também é com Ela que, agora nos dispomos a partir apressadamente para ir ao encontro de quem nos espera. São estes, portanto, 2 anos de caminho, preparação e oração.
É, pois, com este intuito que o DDPJ (Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil) de Lamego propôs às várias paróquias que agregam a Diocese de Lamego, que em todos os dias 23 (2023, ano em que se vai realizar a JMJ em Lisboa) de todos os meses se fizesse um momento de oração pelas JMJ.
Neste mês de abril, foi a vez da Paróquia de Tabuaço se juntar em Pinheiros e fazer essa oração conjunta, com a leitura e meditação da Palavra e com alguns cânticos.
No próximo mês, ao dia 23.º, somos TODOS chamados a rezar, meditar ou participar na Sagrada Eucaristia, ou noutro momento de oração, em favor das JMJ e, fazendo como Maria, que se “levantou e partiu apressadamente” (lema da JMJ 2023), vivamos também nós em caminho, em busca da fé, na expectativa de Deus, ao encontro com o outro, levando sempre o melhor de nós mesmos, o amor e a paz que vêm d’Ele e a alegria de O seguir.
Faço também um convite a todos, principalmente aos jovens da nossa paróquia que venham às JMJ em Lisboa, que se juntem em todos os momentos de adoração, em todos os momentos de partilha e lazer, que este tempo de preparação nos vai proporcionar.
VENHAM e deixem que seja Deus a tomar as rédeas da vossa vida!
Carolina Canelas, GJ Tabuaço,
in Voz de Lamego, ano 91/24, n.º 4606, 27 de abril de 2021