Previous Next

XXXVI Jornada Diocesana da Juventude, em Castro Daire

No dia 15 de maio, decorreu mais uma vez a Jornada Diocesana da Juventude, em Castro Daire. Ainda não foi a Jornada que todos desejávamos, mas deu-nos uma felicidade imensa porque nos permitiu viver um bocadinho este acontecimento que tanto alento nos dá para continuarmos a ser luz e testemunhas deste Cristo que está vivo no meio de nós.

E naquele que é o momento central de qualquer Jornada, e em que tivemos a graça de participar, a Eucaristia, sentimos que Ele estava ali, connosco, e que nos incitava a levantar, a encher o nosso olhar e o nosso coração com o Seu Amor e a ir a dar testemunho do que vimos e vivemos.

Tendo congregando jovens dos vários cantos da nossa Diocese, no momento de Apresentação dos Dons, dois participantes de cada Arciprestado, colocaram diante do altar alguns objetos essenciais numa peregrinação… e com as iniciais de cada símbolo, surgiu diante de nós a palavra que a todos nos identifica e congrega sobre este chão e sob este céu: LAMEGO. Antes da bênção final, o DDPJ reforçou o convite para que todos se envolvam nesta caminhada e foi entregue uma T-shirt da JMJ ao nosso Bispo, para que se sinta “desafiado a marcar passo connosco”.

Embora fisicamente não fossemos imensos, pois as diretivas da DGS não permitem grandes ajuntamentos, através da transmissão online muitos outros jovens estiveram em comunhão connosco e, tal como nós, aguardam ansiosamente a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa - 2023, onde nos encontraremos com o Papa. Sabemos que o caminho que agora iniciamos, de preparação para esse grande acontecimento não será fácil, e que requer um grande compromisso da nossa parte, mas também sabemos que juntos, e com a ajuda do Espírito Santo, seremos capazes, e ajudaremos os jovens de tudo mundo a (re)descobrir a alegria de viver em Cristo.

Antes de cada acontecimento importante como este, devemos parar e deixar que o silêncio nos invada para melhor nos prepararmos para viver esse momento.
Foi o que fizemos na sexta, dia 14, à noite. Tivemos a nossa Vigília de Oração, online, onde, de uma maneira muito jovem e dinâmica, através de um diálogo no WhatsApp, pudemos compreender melhor o lema proposto para esta Jornada: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (At 26,16).

Este ano, no final da Eucaristia, e quando estávamos a ser enviados, não foi dito qual o local da próxima Jornada Diocesana, mas como nos disse o nosso bispo, ao longo deste ano este encontro deve acontecer em todo o espaço da nossa diocese e em cada coração.

Equipa Luís Vaz de Camões, Agrupamento 280 Castro Daire,
in Voz de Lamego, ano 91/27, n.º 4609, 18 de maio de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
6
7
8

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.