Previous Next

Admonição da Ordenação Presbiteral

Pe. João Miguel Pereira é mais novo Sacerdote da nossa Diocese.

No primeiro Domingo de julho, dia 4, a Diocese de Lamego teve a alegria de acolher um novo sacerdote, o Pe. João Miguel Pereira, natural de Freigil, na Zona Pastoral de Resende. Presidiu à Eucaristia e ordenação o nosso Bispo, D. António. Concelebraram umas três dezenas de sacerdotes, maioritariamente da nossa Diocese, mas também das dioceses de Viseu, Braga e Guarda.

Respeitando as orientações da DGS e da CEP, a Sé foi-se compondo de fiéis, para acompanharam com a sua presença e com a sua oração mais este momento importante para a Igreja diocesana.

A contextualização da celebração chegou-nos do Seminário com a admonição inicial que reproduzimos:

 

Admonição Inicial

«Chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi da parte de Meu Pai» (Jo 15, 15).
Salve 4 de julho!

Hoje, XIV Domingo do tempo comum, a Igreja de Lamego celebra o dom da vida e da amizade do João Pereira, na sua oferta radical ao Senhor Deus Altíssimo.

Hoje, esta Catedral, Igreja mãe da Diocese de Lamego, testemunhará a história de mais um filho que se entrega ao serviço do Reino.

O João Miguel Pereira, filho de Ernesto Pereira e de Maria Pereira, oferece-se neste altar como sacerdote do Senhor. Desde setembro de 2020 até aos dias de hoje, o diácono João está a realizar o seu estágio pastoral com o padre Carlos e o padre Francisco, nas paróquias de São Miguel de Antas, Santa Cruz de Beselga, São Tiago de Ourozinho, São João Baptista de Prova, Nossa Senhora do Pranto de Aveloso e São João Baptista de Sernancelhe.

João, com confiança na bondade infinita do Senhor que te escolheu desde o ventre materno, sem temeres a tua fragilidade, diz “sim” a tudo o que o Sagrado Coração de Jesus deseja de ti. Queiras tu tudo e somente o que o Senhor quer, desejes para tua vida tanto quanto o Senhor deseja para ti. Sê um verdadeiro Theophoro, adorador do Rosto Eucarístico de Cristo, e um exímio cuidador e pastor das alegrias, tristezas e esperanças da humanidade ferida, que procurará em ti o olhar misericordioso de Cristo e o toque que levanta e cura.

«Não fostes vós que me escolhestes», diz o Senhor: «fui Eu que vos escolhi e vos destinei para que deis fruto» (Jo 15, 16). Não te pertences: não chegas a este altar em teu nome, nem em teu nome serás enviado. Pertences a Cristo Jesus e é em Seu nome que és chamado, acolhido e enviado à Sua Igreja.

E nós, aqui presentes, ofereçamos as nossas orações por este nosso irmão que se oferece ao Deus de Abraão, de Isaque e Jacob, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai. Rezemos juntos!

 

P. Bráulio Carvalho, in Voz de Lamego, ano 91/34, n.º 4616, 7 de julho de 2021

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
6
7
8

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.