Diocese de Lamego: Nomeações de Sacerdotes

«A Evangelização constitui o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira, no mundo de hoje», escrevia com clarividência S. João Paulo II, em 1990, na Carta Apostólica Redemptoris missio, n.º 2. No momento em que se procede à habitual e necessária atualização anual dos serviços pastorais na nossa Diocese de Lamego, é meu dever lembrar a todos, sacerdotes, diáconos, consagrados e fiéis leigos, a todos, que é urgente que este ideário da Evangelização a todos nos envolva a tempo inteiro, transforme a nossa mentalidade e molde em nós novas atitudes. Todos sabemos que a Evangelização não se pode fazer dia sim e dia não ou apenas meia hora por dia. A todos peço, portanto, conversão pessoal e pastoral.

Nesta oportunidade, quero saudar as 223 comunidades paroquiais e todos os meus irmãos e irmãs que formamos o tecido eclesial da nossa Diocese. Na certeza de que vêm aí novos tempos, obra boa de Deus (cf. Isaías 43,19), a todos peço que cuidemos bem uns dos outros, que nos ajudemos uns aos outros, que nos amemos uns aos outros, o que exclui desconfianças, banalidades, indiferença e maledicência.

Sejamos o próximo uns dos outros, e rezemos uns pelos outros.

+António Couto

Para melhorar este serviço de Evangelização, o Senhor Bispo fez as seguintes nomeações:

Rev. Cón. Joaquim Proença Dionísio, Pároco das Paróquias de Nossa Senhora das Neves do Granjal e de Nossa Senhora da Conceição de Lamosa, na Zona Pastoral de Sernancelhe, mantendo os serviços pastorais que já tinha.

Rev. Pe. Rui Manuel Borges Ribeiro, Pároco da Paróquia de São Martinho de Segões, na Zona Pastoral de Moimenta da Beira, mantendo os serviços pastorais que já tinha.

Rev. Pe. José António Magalhães Rodrigues, Pároco das Paróquias de Santa Maria de Cabril, de São Pedro de Ester e de São João Baptista de Parada de Ester, na Zona Pastoral de Castro Daire.

Rev. Pe. Filipe Manuel Pereira Rosa, Pároco das Paróquias de São João Baptista de São João da Pesqueira, de Nossa Senhora das Neves de Soutelo do Douro e de Santa Maria Madalena de Nogoselo do Douro, na Zona Pastoral de São João da Pesqueira, mantendo o cargo de Presidente da Comissão Diocesana para o Laicado e Família.

Rev. Pe. Jorge Henrique Gomes Saraiva, Pároco das Paróquias de Nossa Senhora da Assunção de Pendilhe e de São João Baptista de Vila Cova à Coelheira, na Zona Pastoral de Vila Nova de Paiva.

Rev. Pe. Diogo André Costa Rodrigues, Pároco da Paróquia de São Silvestre de Britiande, na Zona Pastoral de Lamego, e membro da Equipa Formadora do Seminário de Lamego, mantendo o cargo de Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima.

Rev. Pe. João Miguel Pereira, Pároco das Paróquias de Santa Maria Madalena de Fonte Longa, São Silvestre de Paipenela, Nossa Senhora das Dores de Poço do Canto e de São Martinho de Ranhados, na Zona Pastoral de Mêda.

A todos são concedidas as faculdades necessárias para o reto desempenho das suas funções e se agradece a total dedicação e disponibilidade.

Lamego,30 de julho de 2021