No passado dia 15 de agosto, dia em que a igreja celebrou a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, os peregrinos de Nossa Senhora da Lapa – Sernancelhe acorreram, mais uma vez, para a celebração da Eucaristia levando a cabo uma das tradicionais peregrinações anuais deste santuário mariano. Esteve presente uma significativa porção do povo de Deus, que respeitando as normas de segurança determinadas, louvou a Deus pelo dom da vida, mesmo no silêncio das suas orações.
A peregrinação contou com uma novena preparatória entre o dia 6 e 14 de agosto, que decorreu em moldes distintos dos tradicionais devido à pandemia, onde os peregrinos tiveram oportunidade de recitar o terço, celebrar a eucaristia e refletir em diferentes aspetos da vida cristã tendo como modelo a figura de Maria. Entre os temas apresentados foram refletidos elementos como: Caminhar com Maria aproxima de Jesus; Um sim que gera vida; O cuidado de guardar tudo no coração; O que esperar de uma Mãe?; A dor que só a esperança pode curar.
A vivência de uma novena procura centrar a vida do peregrino nos mistérios da vida de Cristo, desenvolvendo a sensibilidade necessária para o discernimento propício à conversão. Sabemos que muitos dos peregrinos que procuraram o Santuário de Nossa Senhora da Lapa durante estes dias tinham como o desiderato manifestar um gesto de ação de graças por tantos dons que Deus lhes concede pela interceção de Maria.
Que os peregrinos continuem a encontrar nos nossos santuários esse lugar favorável para o encontro com Deus pois estes constituem uma oportunidade de abrir a vida de cada ser humano ao amor infinito do Senhor ressuscitado.
Pe. Miguel Peixoto, in Voz de Lamego, ano 91/39, n.º 4621, 25 de agosto de 2021