Provas públicas de Doutoramento do Padre Miguel Peixoto

No passado dia 27 de setembro de 2021, pelas 14 horas, no auditório Carvalho Guerra do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa decorreram as provas públicas de Doutoramento em Ciências da Educação do Padre Miguel Peixoto, natural de Vila Nova de Foz Côa, sacerdote da diocese de Lamego e na atualidade a preparar o doutoramento em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

As referidas provas foram a oportunidade do Padre Miguel Peixoto concretizar a apresentação e discussão pública da sua tese com o título “Contributos Educativos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica: Um Estudo de Caso com Alunos do Nono Ano”.

As provas públicas iniciaram-se com a apresentação da tese por parte do então doutorando que expôs o seu amplo trabalho de investigação. O Padre Miguel referiu que o seu trabalho teve como objetivo geral analisar os contributos da disciplina de EMRC através de um estudo de caso, sublinhando, em seguida, a pertinência e atualidade do estudo tendo em conta a problemática de ensinar religião e moral nas escolas públicas e a relevância do discurso cultural e dos valores espirituais, estéticos, morais e cívicos nas escolas.

Partindo de quatro eixos de investigação, o doutorando desenvolveu um conjunto de instrumentos originais através dos quais recolheu as perceções dos alunos e do respetivo professor apresentando os dados e posteriores conclusões.

A Professora Doutora Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e presidente do júri, moderou as distintas intervenções que deram lugar às estimulantes questões e debate que estas provas consubstanciam.

Após cerca de duas horas e meia do início das provas, o júri deliberou que o Padre Miguel Peixoto aprovou as provas públicas doutorais com a avaliação de 18 valores sublinhando a importância do seu trabalho científico e a necessidade de divulgar as suas conclusões junto da comunidade científica e educativa.

Saudamos o novo Doutor que com trabalho, dedicação, empenho e resiliência conseguiu materializar uma investigação que iniciara já há quase nove anos e que agora dá a conhecer, não só ao mundo científico, mas a todo aquele que vê na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica um indelével contributo para o currículo escolar formal do nosso país e de modo mais particular na diocese de Lamego.

Padre Luciano Moreira, in Voz de Lamego, ano 91/45, n.º 4627, 6 de outubro de 2021