Previous Next

LEVANTAI-VOS! VAMOS! Apresentação do Plano Pastoral Diocesano

O Plano Pastoral que vai orientar a caminhada da nossa Diocese em 2021-2022 foi apresentado no passado Domingo, dia 17 de outubro, no Seminário de Lamego, coincidindo com a abertura oficial do Sínodo da Igreja.

Um auditório cheio, com um pouco de cada zona pastoral da nossa Diocese de Lamego, trouxe-nos alento, esperança e reavivou a fé de todos os presentes. Após os meses tenebrosos da pandemia, é hora de agir, de recuperar.

O tema pastoral escolhido: LEVANTAI-VOS! VAMOS!, acorda-nos, chama-nos, envolve-nos, compromete-nos.

O programa iniciou com a Oração pelo Sínodo, ADSUMUS SANCTE SPIRITUS, atribuída a Santo Isidoro de Sevilha (560-636), numa versão especificamente concebida para o caminho sinodal da Igreja de 2021 a 2023.

De seguida, a apresentação do Plano Pastoral iniciou com o Sr. Bispo D. António Couto a dar a conhecer a sua carta pastoral, cujo lema está presente nos Evangelhos de Mateus 26,46; Marcos 14,42, e João 14,31.

Trata-se de uma carta rica, que nos preenche e incita à ação.

Nas palavras do Sr. Bispo, a bênção de Deus vem sempre ao nosso encontro. O tempo é de luta! E de labuta! É de difícil consumo este tempo obscuro, mas não nos esqueçamos que «Deus não abandona o seu povo». Envolvidos, revolvidos, implicados e comprometidos no caminho de Jesus!. Não somos continuadores de Jesus, mas seus contemporâneos e irmãos. Levantemo-nos, então, nós os presbíteros, consagrados, movimentos, catequistas, jovens, fiéis leigos, e rezemos e trabalhemos na palavra e na instrução! Não é “quando?”, é já, é agora! Envolvei, revolvei, implicai, comprometei todos no «trabalho do amor» (cf. 1 Tessalonicenses 1,3). Acordai os que tiverem adormecido a uma sombra qualquer!

D. António Couto não quis terminar sem lembrar o lema do Plano Pastoral de 2019-2020, Igreja de Lamego em Caminho e em Comunhão. A Igreja a fazer-se, connosco, sempre, em caminhada contínua.

Após um intervalo, os trabalhos recomeçaram com o Pe. Luís Rafael a expor o muito trabalho que já tem sido feito, por toda a Diocese, e a apelar ao empenho de todos nós no percurso que ainda resta até às Jornadas Mundiais da Juventude.

Por fim, Nuno Nascimento, da equipa da coordenação pastoral diocesana, elencou os principais objetivos para o novo ano pastoral dos vários departamentos da pastoral diocesana: a pastoral familiar, juvenil, da catequese, para os bens culturais, patrimoniais e arte sacra, assim como a calendarização da passagem destes departamentos pelos vários arciprestados que compõem a Diocese de Lamego.

 

Raquel Assis – Equipa da Coordenação Pastoral,
in Voz de Lamego, ano 91/47, n.º 4629, 20 de outubro de 2021