Seminário de Lamego em Retiro

No Seminário de Lamego, 12 a 14 de novembro, realizou - se o retiro dedicado aos seminaristas menores: Carlos Almeida, Hugo Mourão, Leandro Camelo e Tiago Sequeira.

O retiro foi orientado pelo Senhor Diretor Espiritual, Padre Aniceto Morgado, coadjuvado pelo Senhor Padre José António.

O tema deste retiro foi "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (LC.1,39), o mesmo tema da JML (Jornada Mundial Da Juventude) 2023, consciencializando nos que sendo jovens, não devemos perder tempo com coisas banais, mas devemos levantar-nos com o intuito de partirmos e levar Jesus a tudo o lado, principalmente às pessoas que, mesmo estando perto, estão longe de Deus.

O retiro teve início com a oração principal de um cristão, a Eucaristia, juntamente com a oração das vésperas. As meditações incidiram sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco "Cristo Vive”.

O Papa Francisco demonstra e relembra que Jesus Cristo não é uma Pessoa do passado, mas do presente. Jesus Cristo é jovem, continua a ser jovem: "Ele vive e quer nos vivos". E viver implica ter um sentido, um rumo, motivações e razões, ou seja, ter um ideal capaz de nortear as opções como cristãos e como cidadãos. O sentido de olhar para além, o sentido de olhar para o outro, o sentido de dizer: não há muros, mas horizontes, há vida, há esperança.

O Retiro terminou no dia 14 ao almoço.

 

Os seminaristas do Seminário de Lamego: Carlos, Hugo, Leandro e Tiago
in Voz de Lamego, ano 92/02, n.º 4633, 10 de novembro de 2021