Previous Next

LEVANTA-TE - Dia Mundial da Juventude e Festival Diocesano da Canção

Há precisamente um ano atrás, aquando da entrega dos símbolos da JMJ à delegação portuguesa, o Papa Francisco convidou os jovens de todo o mundo para celebrar (anualmente) o “Dia Mundial da Juventude” no Domingo de Cristo Rei. Passados 365 dias, a nossa Diocese de Lamego embarcou neste desafio e congregou os jovens em Resende.

LEVANTA-TE! O desafio estava lançado e já todos o tínhamos escutado!

Ao longo da tarde, reunidos no Seminário, fomos vivendo vários workshops e compreendendo que ninguém se levanta para ficar no lugar. Levantamo-nos para fazer caminho e, neste momento da nossa história, a meta está bem fixada nos nossos olhos: a Jornada Mundial da Juventude, que vamos ter a oportunidade única de acolher. Mas para que haja Jornada, não se pode lá chegar de qualquer forma.

Cantamos, dançamos, partilhamos experiências e meditamos nos mistérios gozosos do Rosário, os mistérios que dão o lema à JMJ2023… os mistérios da Alegria, de Deus que toca a vida de uma jovem de Nazaré para, a partir dela e do Seu Filho, tocar e transformar toda a humanidade. Para nos tocar e transformar a nós. Mergulhando nesses mistérios aprendemos a levantar-nos e caminhar como Maria, acolhendo as surpresas de Deus, para que a partir de nós o seu amor possa chegar a todos.

Depois de um jantar apressado, deslocamo-nos até ao Auditório Municipal de Resende, onde decorreu o XV Festival Diocesano da Canção e podemos dizer que foi a cereja no topo do bolo!

A plateia cheia e o entusiamo contagiante (por voltarmos a estar juntos) foram os ingredientes perfeitos para uma noite repleta de bons momentos. Houve música, teatro, reflexão, coreografias e improvisos que faziam qualquer um levantar-se da cadeira para viver bem a sério a palavra que dava tema às músicas a concurso.

Foram 4 os grupos que apresentaram as suas canções e nos brindaram com os seus dons: Grupo de Jovens de Resende “Gotas de Orvalho”, Grupo de Jovens de Oliveira do Douro, Grupo de Jovens da Sé e Grupo de Jovens “Luz do Montemuro”. O 1ºLugar foi entregue aos jovens vindos da Igreja Catedral, precisamente no dia em que celebramos a festa da sua dedicação – 20 de novembro.

Nos discursos finais (proferidos pelo Pró-Vigário, pelo Pres. da Assembleia Municipal e pelo Pe. Luís Rafael) ficou claro que este evento, organizado pelo DDPJ Lamego com o apoio do Município de Resende, marcou o início de uma nova fase para todos aqueles que lá estiveram.

Continuemos o caminho, levados pela mão de Maria, ao encontro de todos aqueles com quem nos cruzamos no nosso dia-a-dia para lhes levarmos a mensagem que estava estampada no refrão da canção vencedora:

“Levanta-te, não te conformes
Levanta-te e parte em missão.
Somos fortes se caminharmos
Com Jesus no coração.
Levanta-te, não te conformes
Levanta-te e parte em missão.
Somos fortes se amarmos
Se amarmos o irmão.”

 

DDPJ Lamego, in Voz de Lamego, ano 92/03, n.º 4634, 24 de novembro de 2021

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147