De 8 de dezembro de 2021 a 8 de dezembro de 2022, a Paróquia de Santa Maria Maior quer comemorar, ao longo deste período, os 50 anos de Ordenação Presbiteral do Senhor Padre José Guedes, Pároco desta paróquia desde 1987. Não se pretende fazer “uma festa” que se esgota num dia formal de aniversário, mas que se proporcione uma oportunidade para que todos se sintam, verdadeiramente, Povo de Deus que caminha em conjunto na comunidade eclesial de Almacave : os que já participam ativamente na vida comunitária nos diversos movimentos ou grupos pastorais paroquias; também os que, habitando no mesmo espaço , são apenas meros residentes sem expressão significativa na vida comunitária ; os que experimentaram, num passado ainda recente, o sentido de uma pertença ativa à comunidade e agora já esvaída, e também os que, no “´Átrio dos Gentios” expressam , de muitas maneiras, uma relação de empatia e de proximidade com a Paróquia . Com esta celebração jubilar desejamos encetar e enraizar, no seio da nossa comunidade, um itinerário sinodal em que todos se sintam, com o Senhor Padre José Guedes, protagonistas na construção de uma paróquia que aprenda cada vez mais a viver numa relação de comunhão e de corresponsabilidade, em que cada um desempenhe o seu papel, unidos uns aos outros, para prosseguir uma missão comum através da participação de todos os seus membros.
Foi já com espírito sinodal que o Conselho Pastoral Paroquial, agora alargado a outros sectores da realidade paroquial, procurou, durante alguns encontros, discernir e decidir momentos de um fazer caminho em conjunto, capaz de congregar todos os que vivem no espaço territorial da Paroquia de Almacave.
Por isso, queremos celebrar os 50 anos do Sacerdócio Ministerial do Padre José Guedes com a retribuição do aprofundar o ser cristão, igreja, comunidade, através de momentos de reflexão e compromisso ativo de resposta aquilo que o Senhor das nossas vidas espera de cada um de nós. A provocação que nos faz o Papa Francisco há de deixar vincado em todos nós o papel numa Igreja que se olha e assume a sua missão.
Do programa constarão ocasiões de cariz espiritual como momentos de oração e celebrações da fé, tertúlias, concertos musicais, saraus recreativos que envolvam a presença das várias gerações que partilharam um pouca da sua vida de sacerdote, de professor e de cargos sociais e culturais, conferências temáticas ligadas ao processo sinodal da Igreja a que o Papa Francisco nos convida a viver, o “Itinerário de iniciação à vida cristã com as famílias”, a ação social da Igreja (Caritas), a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa no ano de 2023, exposições de arte no centro Paroquial, a exposição “50 anos, 50 imagens”, ações de formação sobre “comunicação em plataformas sociais” aplicadas à catequese.
Porque ainda vivemos em clima de pandemia, embora os vários eventos estejam já programados e calendarizados. Grande parte dos mesmos poderão sofrer alterações nas datas já previstas. Por isso, com alguma regularidade, o Conselho Pastoral Paroquial fará chegar à casa de todos os paroquianos as atividades calendarizadas e as datas da sua realização.
Deixamos o convite a viver este ano jubilar dos 50 anos de Ordenação Sacerdotal do Senhor Padre José Guedes, agradecendo ao Senhor o dom do Sacerdócio Ministerial, mas também conscientes de que necessitamos de uma verdadeira conversara sinodal para sermos uma comunidade onde todos caminham, lado a lado, assumindo a missão comum de testemunharmos o amor de Deus no meio de toda a família humana.
Conselho Pastoral Paroquial de Santa Maria Maior de Almacave.
in Voz de Lamego, ano 92/05, n.º 4636, 8 de dezembro de 2021