Conselho Diocesano da Mensagem de Fátima

No passado dia 29 de janeiro de 2022, no Seminário Maior de Lamego, o Movimento da Mensagem de Fátima, realizou o Conselho Diocesano, estando presentes a presidente e o assistente diocesano.

Depois da oração da manhã, o senhor Bispo dirigiu-nos algumas palavras, incentivando-nos a ser um “Movimento para fora”, ou seja, para os outros e não para dentro de nós próprios. Somos convidados a acolher o convite, sobretudo nos tempos de pandemia que vivemos, a cuidar dos outros. Para isso temos o exemplo de Maria, verdadeira discípula de seu Filho.

Não podendo estar o presidente do secretariado nacional, nem o assistente nacional, o vice-presidente apresentou-nos o boletim para este ano com o tema: Levanta-te! És testemunha do que viste! Este tema que nos prepara para a Jornada Mundial da Juventude, recorda-nos que é o próprio Jesus que nos convida a levantar, na doença e no sofrimento, e a ser testemunhas da sua bondade e do seu amor.

Depois de uma apresentação dos vários setores: Oração, Peregrinações e Pastoral dos Doentes, foram apresentadas algumas atividades para o ano pastoral em curso. Destacamos a realização do retiro dos doentes em Fátima, nos dias 04 a 07 de julho, a Peregrinação Nacional nos dias 16 e 17 de julho e a realização de um Dia de Deserto por arciprestado, a partir do mês de maio em concordância com os vários secretariados paroquiais e seus párocos.

Foi celebrada a Eucaristia, como conclusão dos trabalhos, presidida pelo sr. Provigário Geral, Cón. João Carlos Morgado, que lembrou a presença do Movimento da Mensagem de Fátima nas várias paróquias e dos seus elementos nos vários grupos pastorais, e apelou a que procuremos chamar aqueles que estão mais afastados, através do nosso testemunho, deixando que Deus possa converter os seus corações. Deixou-nos ainda o convite para deixarmos que Nossa Senhora entre em nossa casa, como fez o discípulo João.

O encontro terminou com o almoço no Seminário, e com o convite a cada um ser na sua paróquia, no seu trabalho pastoral, testemunha do amor de Jesus Cristo, imitando a Mãe do Céu e os Pastorinhos, testemunhas das maravilhas que o Senhor neles realizou.

in Voz de Lamego, ano 92/12, n.º 4643, 2 de fevereiro de 2022