Por uma Igreja Sinodal – é este o mote do Sínodo da Igreja Católica 2021-2023, cuja reflexão convoca a Sinodalidade.
Orientado pelo Espírito Santo, “o verdadeiro protagonista do Sínodo”, nas palavras no Papa Francisco, a Zona Pastoral de Resende, do Arciprestado de Cinfães/Resende, composto por presbíteros e leigos, num total de 28 pessoas vindas das várias paróquias do concelho, reuniu na manhã de sábado, 29 de janeiro, no Seminário de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende, com vista, num primeiro momento, a compreender e discernir sobre o Processo Sinodal, iniciado em outubro de 2021, pelo Papa Francisco e, numa segunda parte, mais vocacionada para a Auscultação Diocesana, procedeu-se à análise e reflexão sobre as questões a que a Igreja é chamada a responder.
Apelando à comunhão, unidade fraterna da Igreja de Cristo a que cada um pertence; à participação, à intervenção de todos, de cristãos comprometidos a leigos; e, à missão evangelizadora a que todos somos chamados, como Batizados e como Igreja, este Processo Sinodal busca respostas de como tem sido este “caminhar juntos”, até ao dia de hoje, permitindo o anúncio do Evangelho e, num futuro a idealizar, que passos é que somos chamados a dar para crescer numa igreja missionária.
Tal como qualquer diálogo, o Processo Sinodal implica uma escuta, onde todos, sem exceção, são convidados a tomar o seu lugar e a pôr os seus talentos, os seus dons e carismas a render, sem cair no egoísmo.
Agradecemos ao Pe. Diamantino Alvaíde, Coordenador Diocesano da Pastoral, e ao senhor Nuno Nascimento pelos ensinamentos que nos transmitiram, bem como a todos aqueles que manifestaram a vontade de participação neste momento eclesial.
Rezemos ao Espírito Santo para que, além da contínua renovação da nossa fé e orientação no caminho que Jesus nos deu, oriente este Processo Sinodal, caminhando na busca da participação, da missão e da comunhão a que todos, enquanto membros da Comunidade Cristã, somos chamados.
Pedro Santos, in Voz de Lamego, ano 92/12, n.º 4643, 2 de fevereiro de 2022