No passado fim-de-semana, de 18 a 20 de fevereiro, os seminaristas menores do Seminário de Lamego, o Carlos Almeida, Hugo Mourão e Tiago Sequeira, viveram o seu retiro trimestral, orientado pelo diretor espiritual do Seminário, Pe. Aniceto Morgado.
O tema do retiro foi “Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós” (Jo15,4).
Na sexta-feira, iniciou-se com a Eucaristia e oração das vésperas. Nesse mesmo dia assistimos a um filme “João XXIII” que nos ensinou a ser bondosos, saber amar mais e entregar-nos totalmente a Deus, tal como o Papa retratado no filme.
Na manhã do dia seguinte, tivemos a meditação “Os desregramentos do desejo”, no qual aprendemos que há desejos bons e maus. Como distingui-los? Os desejos são maus sempre que nos afastam de Deus e tudo que nos aproxima de Deus são desejos bons. Também o sr. Pe. Diogo Filipe, refletiu, em jeito de testemunho na frase bíblica: “Onde aumentou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5, 20), deixando-nos treze conselhos de S. João da Cruz para permanecermos na graça de Deus.
No fim destas meditações, tivemos ainda oportunidade de viver uma celebração penitencial com o tema “Ao encontro da misericórdia do Pai”.
Na parte da tarde tivemos a exposição do Santíssimo e tempo de adoração, com o objetivo de estarmos em contemplação e oração diante de Jesus. Em seguida meditámos na expressão “Discípulos Missionários”", em que aprendemos que todos, pelo batismo, somos chamados a ser missionários.
No último dia (domingo), vivemos Lectio Divina, oração sobre a Palavra de Deus, que nos ajudou a viver a oração vocacional “Caminhar com Ele”.
O Retiro terminou com a missa dominical, em que refletimos e aprendemos que devemos amar os nossos inimigos, como Jesus nos ensina: “Amai os vossos inimigos”. Mas, eis as questões: Como amá-los? É isso possível? Como? É possível amar a todos.
Porém, temos de receber o amor de Deus, orando, contemplando-O, pedindo-Lhe: Senhor, ensina-me a amar, para poder amar o meu próximo sem limites nem exceção.
Carlos, Hugo e Tiago, seminaristas, in Voz de Lamego, ANO 92/15, nº 4646, 23 de fevereiro de 2022.