No sábado, dia 19 de fevereiro de 2022, reuniram, no salão paroquial de Queimada, representantes de várias paróquias do Arciprestado de Armamar, conjuntamente com os seus Párocos, para debaterem sobre o novo Sínodo da Igreja Católica que se irá realizar em Roma no próximo ano 2023. Foi feita uma explicação muito clara e objetiva sobre o que é um Sínodo e a Sinodalidade, através da exposição/diaporama do Senhor Padre Diamantino Alvaíde. Após a explanação deste tema, relacionado com as nossas vidas de leigos, como membros da igreja em comunidade, reconhecemos que afinal Sinodalidade é um modo de viver Igreja que nos envolve diariamente nos nossos trabalhos, nas nossas relações familiares, na nossa vivência quotidiana dentro e fora da igreja.
Ouvimos também o leigo Nuno, que nos explicou como devemos estar recetivos à auscultação diocesana que está a decorrer com o preenchimento dos questionários que estão a ser feitos a todos os leigos participantes ou não participantes nos vários movimentos da igreja. As suas palavras, a sua partilha, levou os presentes a um diálogo aberto dos vários problemas que hoje se deparam na Igreja Católica, na sua, cada vez mais, ausência de pessoas jovens e adultos, de participantes e colaboradores na missão que Deus e o Espírito Santo nos pede a cada um de nós diariamente.
Imbuídos num espírito de missão, este grupo de leigos assumiu o compromisso de fazer chegar a Roma as suas respostas e as demais que conseguir através do preenchimento dos questionários, pois Todos Juntos Somos Comunidade; Todos Juntos Fazemos o Sínodo da Igreja Católica.
Maria dos Remédios Monteiro,
in Voz de Lamego, ano 92/16, n.º 4647, 2 de março de 2022