Façamos memória viva do chamamento à vida cristã, que todos recebemos com o Batismo e que nos lembra como a nossa vida não é fruto do acaso, mas uma dádiva a filhos amados pelo Senhor, reunidos na grande família da Igreja. Por isso, “precisamos de olhar para Maria! Na história daquela jovem, a vocação também foi uma promessa e, simultaneamente, um risco. A sua missão não foi fácil, mas Ela não permitiu que o medo A vencesse. O «sim» de Maria foi o “sim” de quem se quer comprometer e arriscar, de quem quer apostar tudo, sem ter outra garantia para além da certeza de saber que é portadora de uma promessa” (Papa Francisco, Mensagem para o 56.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2019).
Embalada ou embalado ao colo da Mãe, arrisca tudo pela promessa de Deus e… “LEVANTA-TE”.
E foi assim, novamente, no dia 23! Desta vez no mês de maio de 2022, na paróquia de São João Baptista de São João da Pesqueira - Diocese de Lamego, que fomos todos chamados a celebrar a Fé e a pertença à Igreja.
Para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), São João Paulo II preconizou a união de todos os cristãos do mundo, principalmente, a união de todos os jovens. O seu propósito foi (e continuará a ser, para todos nós) a aprendizagem da fé católica e a esperança na construção de novas pontes de amor, compaixão, amizade e paz entre os povos e as nações do todo o mundo.
Rezar, refletir ou interagir na Sagrada Eucaristia, ou até mesmo num outro momento de oração, é fomentar nos jovens o encontro pessoal com Jesus. E tudo isto em prol da JMJ que visa proporcionar um novo impulso à fé, uma maior coesão, um espírito salutar de caridade e uma esperança arrebatadora como só Maria soube ter: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).
Não queiramos conjeturar, sejamos verdadeiro caminho de fé em Deus, que vai ao encontro do e com o outro, experimentando a paz, a união e a fraternidade.
Neste dia 23 de maio de 2022, pelas 18h30, na Igreja de São João Baptista de São João da Pesqueira, unimo-nos em oração conjunta para anunciar, dar a conhecer e preparar a JMJ Lisboa 2023 que agrega jovens de todo o mundo, num encontro que não é uma circunferência, mas sim uma linha ininterrupta de abertura a todos:
“…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.” (São João Paulo II)
Pedimos coragem para arriscar no caminho que Ele quer para nós, que façamos o seu projeto de amor nas nossas vidas e, por isso, a estrutura deste encontro, de mais uma Paragem 23, contemplou momentos de oração, meditando e rezando o Terço, com as crianças e adolescentes que estão a preparar-se para a Primeira Comunhão e para a Profissão de Fé. A estes juntaram-se os seus pais que, prontamente, deram o exemplo de vida cristã no seio da nossa comunidade e fizeram alegrar os corações dos seus filhos. Outros elementos ativos da nossa comunidade se juntaram a esta oração e o encontro prosseguiu com momentos de meditação da Palavra e instantes musicais, acompanhados da exposição de pensamentos e palavras que nos fazem refletir no verdadeiro significado da nossa vida e da vida que Jesus e Maria querem para nós.
No final da oração, a comunidade presente foi convidada para assistir à inauguração de um outdoor, pelos representantes do Município de São João da Pesqueira e pelo Pároco da nossa freguesia.
Este outdoor é um mote convidativo a todos aqueles que querem seguir a promessa de Maria e elevar a Fé de todos os povos e nações. Aqui pode ler-se: “LEVANTA-TE… a JMJ começa aqui… em São João da Pesqueira.”
Portanto, só pedimos coragem para arriscar, como a jovem Maria, para podermos ser mensageiros da promessa que Ela mesmo se dedicou a cumprir.
Filipe Rosa, in Voz de Lamego, ano 92/29, n.º 4660, 1 de junho de 2022