Celebração do Crisma na Paróquia da Sé

No passado dia 5 de junho, Solenidade do Pentecostes, na Sé de Lamego o Sr. Bispo de Lamego D. António Couto presidiu à administração do sacramento da Confirmação (Crisma) de 53 jovens. Após a interrupção de dois anos devido à Pandemia do Covid 19 a Igreja Paroquial da Sé encheu-se de novo numa grande celebração de Fé!

A Eucaristia começou alegre, animada pelo grupo coral e embelezada pelos jovens que foram ao encontro do Espírito Santo. O Sr. Bispo começou por saudá-los com palavras de carinho e ensinamento. A cada frase proferida por ele todos foram à sua maneira interiorizando as suas palavras. Incendiou-lhes o coração tal como o Espírito Santo desceu e “sentou-se” sobre os apóstolos após 50 dias da Ressurreição de Jesus Cristo! Apelou aos jovens para que vivessem de uma forma verdadeira, não trocando a sua vida por futilidades e banalidades. Pois o Espírito Santo se iria encarregar de lhes guiar o caminho dando-lhes força a partir deste momento.

Foi com grande emoção e entusiasmo que o Grupo de Jovens da Sé acompanhou a caminhada destes jovens desde o início da sua vida catequética, testemunhar o “Sim” de todos eles a Cristo foi um momento “excelso” de toda a celebração. Certamente que este ponto alto das suas vidas não foi o fim, mas o início de caminhada conjunta como discípulos de Jesus! O desafio foi lançado para a Jornada Mundial da Juventude, Lisboa, 2023 caminhada que já se está a fazer há algum tempo no grupo e que estes crismados agora integram também e o reforçam com os seus dons!

A Igreja está em festa com tal manifestação de Fé e Juventude! Este é o caminho para a evangelização. Que os dons do Espírito Santo derramados sobre eles frutifiquem e abrasem os seus corações!

Parabéns a todos que neste domingo especial deram o seu Sim a Cristo e um bem-haja a todos os responsáveis pela caminhada destes Crismados! Que o Espírito Santo ilumine e guie sempre a vossa Vida!

Susana Santos, in Voz de Lamego, ano 92/30, n.º 4661, 8 de junho de 2022