Jornada Mundial da Juventude: Paragem 23 em Avões.

No passado dia 23 de junho, na véspera do São João, celebrou-se, em Avões, a Paragem 23, marcando mais uma etapa do caminho que será percorrido até à Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, oração esta que ficou marcada por muita juventude reunida e júbilo.

Dada a data, integrada nas comemorações do S. João na paróquia, o momento foi assente na temática da JMJ: "Maria levantou-se e partiu apressadamente", sendo que esta iria visitar a sua prima Isabel. Uma virgem a carregar o Filho de Deus e outra estéril, com João Batista no seu vente, o padroeiro!

O encontro entre estas duas mães, foi iniciado pela presença dos Sons do Douro, que receberam a população com toda a pompa e circunstância, marcando a alegria do chamamento para aquilo que iria ser uma oração imersiva e reflexiva no interior da igreja.
Já no interior, às escuras, apenas o altar estava iluminado com as cores da jornada, mergulhando a população numa escuridão e silêncio contemplativo.
Após o inicial enquadramento do porquê desta Paragem 23 e os passos necessários até à JMJ, iniciou-se a encenação da passagem da “Anunciação”, no qual o diálogo entre Maria e o anjo foi, para nós, um convite a que deixemos o nosso coração acolher a chama que nos ilumina e guia o ser porque, embora, ele proponha, nos chame e atraía, é o nosso Sim que O fará realizar a obra.

A encenação encerrou com a visita de Maria à sua prima Isabel, no qual foi explicado que o nosso padroeiro, João Batista, também faz parte da Jornada Mundial da Juventude e da jornada da vida de Jesus, pois, além de ser seu primo, é ele que tem a missão de o batizar, infundir do Espírito Santo e de o anunciar, preparando todo o povo para a vinda do Messias.
Por conseguinte, após um breve momento para digerir, entraram dezenas de jovens pelo corredor da igreja, desorientados e atrapalhados, com setas escritas com os nomes dos lugares de Avões, desviando-se uns dos outros, contornando os obstáculos como um rio que se molda à margem, pois, embora cheios de sonhos, os jovens têm o poder de traçar o seu caminho!

Eles sentiram que as ruas de Avões tinham um chamamento que lhes pesava no caminhar, querendo-o fazer alinhar numa direção, na procura de um destino, muitas vezes através do caminho que fizeram para o evitar. Não tardou até que, num ápice, toda a igreja ficasse na completa escuridão, procurando-se que o público sentisse o peso e necessidade de Luz, captando, como um íman invisível, que quer unir a mente com o coração, a sua atenção um só foco.
Do nada, surge um balão de São João, branco e bastante luminoso, subindo até ao ponto mais alto do arco que integra o interior da igreja, com os jovens a apontar as setas na sua direção.

Chegado ao ponto máximo, num piscar de olhos, uma enorme seta suspensa e ornamentada no tecto da igreja, acendeu-se e iluminou a direção pretendida, alertando que todos os caminhos se fundem num só, apontando num só sentido: abraçar Maria em Lisboa, em 2023.

Entre música e alegria, finalizou-se a oração com as palavras do Pe. Victor Silva, Pe. Luís Rafael e o Vigário-Geral, rematando-se com a oração da jornada e o respetivo Hino.
Da mesma forma, à saída da Igreja, os Sons do Douro voltaram a atuar, dando continuação ao júbilo que caracteriza a Jornada, reunindo a população já esclarecida com a Missão que as aguarda, entre partilhas e abraços.
Em Avões, o mundo é perfeito porque os jovens sentem que fazem parte de uma Missão, já preparados para a jornada que aí vem porque, para eles, o caminho não se faz apenas ao andar, pois, lá, são como um balão de são João, preferindo alcançar os céus, movidos por uma chama de fé, um fogo imenso de verdade e vida, sabendo que mais importante que a velocidade de chegar, é saber a direção certa a tomar.

A comunidade de Avões, por intermédio do seu Comité Organizador Paroquial (COP), estabelecido para preparar o caminho para a JMJ, agradece a todos participantes, nomeadamente aos outros COP’s que marcaram pela sua presença, assim como a todas as entidades e individualidades religiosas e políticas.
Acima de tudo, agradecem aos jovens que, na sua atitude e sentido de pertença, fizeram desta oração um marco importante no caminho apontado em direção à JMJ.

Aos que proporcionaram esta Paragem não é necessário prestar gratidão: eles sabem que quem trabalha na sombra, nunca deixará de ver a Luz.

Os jovens estão aí, à espera que todos os ajudem a tomar o verdadeiro sentido da vida… em direção à Fé que nos guia o passo e nos molda a vida.

Ricardo da Fonseca, in Voz de Lamego, ano 92/33, n.º 4664, 29 de junho de 2022