Lançamento do CD "Louvar-Te, Senhor" do Padre Marcos Alvim

Foi a partir do altar da Sé de Lamego, entre os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, o ícone de Maria e a Cruz de Cristo, em peregrinação pela nossa diocese, que o Padre Marcos Alvim apresentou, no sábado, dia 9 de julho, o seu sexto CD, "Louvar-Te, Senhor", das Edições Salesianas. Foi acompanhado pelo Grupo de Jovens da Sé, que também participou na gravação, porque, como disse o Padre José Ferreira, pároco da Sé, que deu início à sessão, "A música e a Juventude andam intimamente ligados". O seu público: familiares, colegas em sacerdócio e muitos amigos, o "Povo de Deus", encheu a Sé para ouvir, mas também para cantar, as dez músicas que o compõem.

E é sempre assim com o Padre Marcos! "As suas melodias entram irresistivelmente por nós adentro, cumprindo a sua missão inultrapassável: ajudar a incorporar as palavras eternas", como o reconhece o Padre João António Teixeira, quem assina o texto de introdução do Livro de Pautas. Este "bónus" do CD tem o propósito de estimular as comunidades a tocar e a cantar as suas composições nas celebrações eucarísticas, pois, continuando a citar o Padre João António Teixeira, "… as composições do Padre Marcos Alvim são literalmente sinodais: todos as cantam, fazendo assim caminho em conjunto. Ele percebe magistralmente que, nas celebrações, não há agentes e destinatários (no caso, cantores e ouvintes). Numa Igreja inteiramente ministerial, todos somos simultaneamente cantores e ouvintes da Palavra."

O Padre Rui Alberto, responsável pela editora Edições Salesianas, ressalvou a importância da música do Padre Marcos como veículo da experiência da sua fé: o seu CD "… vai ser ouvido, usado, rezado, cantado (em outras paróquias e dioceses) … e isso é um belo serviço eclesial."

Deu testemunho desta realidade o Padre Luís Rafael, responsável pelo Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil, salientando que, pelas comunidades paroquiais da nossa diocese, canta-se a profundidade da Palavra de Deus com a simplicidade da harmonia da música do Padre Marcos. Coincidindo a data do lançamento do CD com a passagem dos Símbolos pela Diocese de Lamego, aproveitou para relembrar que, com a JMJ a aproximar-se, como se canta no hino oficial "…há pressa no ar…", é urgente prepararmo-nos para acolher com alegria jovens de todo o mundo que falarão línguas diferentes, mas todos saberão a linguagem da música, esse código universal que nos une na fé.

O Padre Marcos conhece bem este código e sabe como ninguém comunicar a mensagem de Deus com o ritmo e a métrica que a faz sobressair ainda mais e torná-la compreensível para todos. "Isto é uma grande virtude que ele tem de tornar as coisas acessíveis … É um dom e também trabalho, porque nada se faz sem muito trabalho, mesmo as coisas simples." Foi com estas palavras que D. António Couto, Bispo de Lamego, congratulou o Padre Marcos; foi com muitas salva de palmas que a comunidade também lhe agradeceu.

Ana Paula Teixeira, in Voz de Lamego, ano 92/35, n.º 4666, 13 de julho de 2022