A celebração do Sacramento do Crisma na paróquia de Penude realizou-se no passado domingo, dia 17 de julho pelas 16.00 horas. A celebração foi presidida pelo senhor Bispo, D. António Couto e com ele concelebraram, o Monsenhor Joaquim Rebelo, o senhor Pe. Adriano Cardoso, pároco desta paróquia e o senhor Pe. Agostinho Ramalho que foi padrinho de um dos crismandos. Foram 20 os que em Penude, nessa tarde, se juntaram para receber o Sacramento do Crisma sendo que 2 jovens vieram da paróquia de Gosende, nossa paróquia vizinha.
Um dos jovens no início da celebração e em nome de todos os crismandos, saudou o Sr. Bispo e todos os presentes salientando que “Receber o Sacramento da Confirmação É viver a esperança. É reconhecer, dentro de nós, a voz de Cristo que diz: «não tenhais medo, Eu estou convosco». E, mesmo nos momentos de desânimo, de medo, de angústia, repetir de mansinho que Ele caminha connosco, mesmo ali ao nosso lado, dá-nos a mão e ampara-nos. Saber que Ele nos olha de frente e com a bondade e a limpidez de quem quer animar, perceber que o Seu olhar é transformador e pode dizer: Vem, segue-me”.
Depois do evangelho tão oportuno para este dia o Sr. Bispo, alertou-nos para não ofuscarmos a presença de Deus com os nossos muitos afazeres mas sim escolhermos a melhor parte como Maria irmã de Marta, que se sentou aos pés de Jesus e se deixou embebecer por Ele, querendo estar sempre perto Dele, ouvindo a sua palavra e saboreando toda a Paz e a verdadeira Alegria que só Ele nos pode dar. Reforçou ainda a grande riqueza que é o sacramento do Crisma pois através dele somos convidados a receber com todos os poros do nosso corpo, com todo o nosso ser, os Dons do ESPÍRITO SANTO, que nos fortalecem e nos ajudam a ouvir a voz de Deus, a segui-Lo e a cortar os muitos espinhos que também aparecem nos Seus caminhos.
O Sr. Bispo no momento da bênção fez ainda alusão ao gesto de Imposição das Mãos, referindo que em nome de Deus nos abençoam e nos enviam o para que vivêssemos e partilhássemos essa imensa graça de nos sentirmos amados por Ele.
Foi uma cerimónia de uma grande riqueza onde sentimos viva a presença refrescante do Espírito Santo e, apesar do tempo quente a comunidade de Penude aceitou o convite e juntou-se aos crismandos e aos seus familiares para todos celebrarmos este sacramento central na sua caminhada cristã.
Milú Maravilha com as Catequistas,
in Voz de Lamego, ano 92/36, n.º 4667, 20 de julho de 2022