Celebração do Crisma na Paróquia de Tabuaço

No dia 24 de julho, na Igreja Matriz de Tabuaço, foram crismados doze jovens, um dos quais da paróquia vizinha de Vale de Figueira. A data do Crisma foi proposta e definida para coincidir com a Peregrinação dos Símbolos da JMJ, a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude entraram na diocese de Lamego, a 2 de julho, Dia da Família Diocesana e da Jornada Diocesana da Juventude. Na Zona Pastoral de Tabuaço, entre 22 e 24 de julho, dando-se a passagem no final do Crisma.

No início da tarde, foi inaugurado o outdoor alusivo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Presentes nesta inauguração e na celebração, as autoridades autárquicas, Executivo Camarário e Assembleia Municipal, o Comandante dos Bombeiros Voluntários, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Tabuaço. A celebração foi presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego, e como concelebrantes, D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar do Porto e Presidente da Fundação da JMJ 2023; pelo Sr. Vigário Geral, pelo pároco de Vale Figueira, Pe. Albano Cardoso, pelo pároco de Tabuaço, Pe. Manuel Gonçalves e pelo Pe. Luís Rafael, responsável diocesano da pastoral dos jovens. Os símbolos foram levados pelos crismandos, no percurso até à Igreja Matriz.

Um tapete, numa extensão de mais de 300 metros, com as cores da JMJ 2023, com o símbolo da Jornada, e com diversos motivos alusivos à caminhada cristã, tais como o Batismo, a Profissão de Fé, a Festa da Palavra / Bíblia, a Eucaristia (Primeira Comunhão), com símbolos como o pão e o vinho, a pomba.

A introdução à celebração, feita pela Catequista, contextualiza o sacramento do Crisma e a peregrinação dos símbolos, bem como a comemoração do Dia Mundial dos Avós e Idosos: “Nesta celebração, precede-nos Jesus, cuja CRUZ nos é confiada, todos os dias. Por nós, Jesus carregou-a, transportando as nossas enfermidades, pecados e sofrimentos: Ele mostra-nos que a Cruz não vence, pois é vencida pelo amor e pela ternura, pela entrega e mansidão.
Precede-nos, nesta Eucaristia, a Virgem Maria, cuja pressa a conduz a Isabel, a mim e a ti, para lhe levar e nos trazer a alegria do Evangelho, a Boa Notícia da salvação, para nos confiar Cristo Jesus, o Filho de Deus Altíssimo.
E, porque nos precede o mistério pascal de Jesus, aqui nos reunimos, convocados pelo Espírito Santo, para sermos família e celebrarmos a nossa fé, os dons que Deus nos confia, para nos deixarmos envolver e inundar da graça divina.

São muitos os motivos para nos encontrarmos aqui: a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a um ano da sua realização; a celebração da Eucaristia que alimenta a nossa vida espiritual; a celebração do Crisma, desafiando-nos a ativar em nós os dons do Espírito Santo para que demos frutos abundantes.

Hoje comemoramos também o segundo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Sintamo-nos convocados para acolher a Palavra de Deus, crianças, jovens, adultos e idosos, partilhando a fé, comungando a vida de Jesus Cristo, reconhecendo-nos irmãos e corresponsáveis por construir um mundo que seja casa de todos e para todos”.

Na homilia, D. António Couto fixou-nos no evangelho, na oração, na cumplicidade com Deus, a mesma que une Jesus ao Pai. Um tratamento próximo, Abba! “Rezar é orientar a nossa vida toda para Deus, a quem tratamos carinhosamente por ’Abba’, nome de radical ternura, simplicidade, verdade, confidência e dependência”. A sonoridade desta intimidade vem do coração; a oração abre para a fraternidade. A vida e a nossa relação com os outros há de pulsar deste bater do coração, o único órgão do corpo humano que faz barulho, quando não faz, estamos arrumados. Para os crismandos, para jovens e adultos, para cada um de nós, seja o coração a comandar a nossa ligação a Deus e a nossa proximidade aos irmãos. Que o Espírito Santo seja dinamismo, força, que nos move na vivência e no anúncio do Evangelho.

D. António Couto, no encontro de preparação com os crismandos, e com os pais, na quarta-feira anterior, já tinha sublinhado este dinamismo do Espírito Santo, como que uma bomba que nos coloca em ação. Os dons que Deus nos dá convocam-nos à partilha, à alegria no anúncio do Evangelho, à partilha solidária.

Depois da bênção final, a entrega dos símbolos da JMJ aos jovens de Vila da Ponte, prosseguindo a peregrinação dos mesmos para a Zona Pastoral de Sernancelhe.

Que a unção do Crisma a este grupo de 12 jovens, e a imposição das mãos do Sr. Bispo, nos envolva e nos comprometa, a todos, na nossa condição de ungidos pela força do Espírito Santo. Sejamos verdadeiramente discípulos missionários. Levantemo-nos! Vamos!

in Voz de Lamego, ano 92/37, n.º 4668, 3 de agosto de 2022