A paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Arnas, no Concelho de Sernancelhe, viveu no passado dia 24 de julho, um momento inesquecível. As quatro comunidades de Arnas, Cunha, Tabosa da Cunha e Ponte do Abade, uniram-se para celebrar a festa da catequese e dos sacramentos da Iniciação Cristã. Assim, quatro crianças receberam a primeira comunhão; três, fizeram a sua Profissão de Fé; e vinte e três jovens, receberam os dons do Espírito Santo, tendo um deles, o Pedro Rafael, recebido os sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Presidiu à cerimónia o Pró-Vigário, P.e João Carlos, que na homilia explicou com muita simplicidade, cada um dos sacramentos e a importância que eles têm na nossa vida.
A Igreja estava completamente cheia e a Eucaristia foi muito participada. No início da celebração, um jovem, deu as boas vindas ao representante do senhor bispo e uma criança entregou-lhe um ramo de flores.
Introdução feita pelo Tiago Clemente:
“Irmãos e irmãs: sede bem-vindos a esta celebração! Somos cristãos em festa. Jesus, o nosso grande amigo, é o motivo principal desta alegria. Hoje algumas crianças, adolescentes e jovens de: Arnas, Cunha, Tabosa e Ponte do Abade, vão viver um dia inesquecível.
Sermos Filhos de Deus pelo batismo, receber Jesus na comunhão, professar a fé e comprometer-nos com Cristo, é a razão que nos reúne aqui, juntamente com os nossos familiares e amigos. Estamos muito agradecidos a quem nos ajudou a fazer esta caminhada, sobretudo aos nossos pais e catequistas. Conscientes de que só seremos igreja viva se formos bons cristãos, contamos com a ajuda e o testemunho de todos para continuarmos a crescer na fé.
Queremos saudar e agradecer de modo especial ao representante do senhor bispo, ao senhor Padre João Carlos, que nos vem trazer os dons de Deus e confirmar na fé. Que se sinta bem junto de nós como fazendo parte da nossa família. Pedimos que transmita ao pastor da nossa diocese de Lamego, ao senhor Dom António Couto, a estima que temos por ele e a comunhão na oração.
Celebremos com júbilo e gratidão o amor de Deus e a presença viva de Jesus no meio de nós”.
As leituras foram feitas por dois crismandos. Após a homilia, o Pedro Rafael, que frequenta a catequese na Ponte do Abade há vários anos, e já tinha feito os escrutínios respetivos, recebeu o batismo e foi revestida da veste branca, símbolo da vida nova da graça. O ofertório foi realizado pelas crianças da primeira comunhão e da profissão de fé. No momento da ação de graças, contou-se um Cântico a Nossa Senhora e as crianças da primeira comunhão ofereceram uma flor à Virgem Maria e Nossa Mãe.
No final, entregaram-se os diplomas a todas as crianças e jovens, tendo cada um dos crismados recebido um fio com a pomba, símbolo do Espírito Santo. As catequistas foram também agraciadas com uma pequena lembrança pela sua dedicação e empenho nas comunidades. A terminar, o pároco fez os respetivos agradecimentos, manifestou a sua alegria e confiança nos jovens. Exortou-os a levar a toda a parte o “suave perfume de Cristo”. O cântico final, da autoria do Pe. Marcos Alvim, recordou-nos aquela que é a missão de todos os cristãos: ser testemunhas do Evangelho até ao fim dos tempos.
Eis um testemunho, de uma catequista Elisabete Ribeiro:
“É com muita alegria que escrevo estas palavras na qualidade de mãe, tendo sido testemunha do empenho da catequista Marlene e dos seus catequizandos que, ao longo destes anos e apesar da situação pandémica que se viveu, se mantiveram fiéis e unidos a Jesus. Sempre felizes nos seus encontros dominicais, a fim de se prepararem para o grande dia, 24 de julho de 2022.
Também como catequista eu relembro que o Sacramento do Crisma, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, é um dos sacramentos da Iniciação Cristã. Com este sacramento, recebestes o Espírito Santo e a plenitude da graça do Batismo.
A vós crismados, agora estais mais perfeitamente unidos à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo sois enviados a anunciar a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo. Que a força do Espírito Santo aumente em vós de dia para dia”.
Que o Espírito Santo renove a face da terra e abra novos horizontes de esperança.
Pe. Aniceto Morgado, in Voz de Lamego, ano 92/37, n.º 4668, 3 de agosto de 2022