«A Evangelização constitui o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira, no mundo de hoje», escrevia com clarividência S. João Paulo II, em 1990, na Carta Apostólica Redemptoris missio, n.º 2. Este serviço de Evangelização consiste em levar Jesus às pessoas. E esta atitude pastoral significa fazer Jesus entrar na vida das pessoas, para lhes levar a vida verdadeira e eterna, divina, e alimentá-la através da distribuição da Palavra de Deus, da oração, da vivência dos Sacramentos e da Caridade.
No momento em que se procede à habitual e necessária atualização anual dos serviços pastorais na nossa Diocese de Lamego, é meu dever lembrar a todos, sacerdotes, diáconos, consagrados e fiéis leigos, a todos, que é urgente que este ideário da Evangelização a todos nos envolva a tempo inteiro, transforme a nossa mentalidade e molde em nós novas atitudes missionárias, que vão para além da simples manutenção pastoral. Todos sabemos que a Evangelização não se pode fazer dia sim e dia não ou apenas meia hora por dia. A todos peço, portanto, uma radical conversão pessoal e pastoral.
Nesta oportunidade, quero saudar as 223 comunidades paroquiais e todos os meus irmãos e irmãs que formamos o tecido eclesial da nossa Diocese. Quero lembrar que a nossa ação pastoral continuará assente nas diretivas que forem saindo dos diferentes Conselhos que norteiam a nossa vida Diocesana, Arciprestal e Paroquial. E continuaremos com alegria a fazer o esforço de chegarmos às parcelas mais remotas e recônditas da nossa Diocese, tenham elas muitas ou poucas pessoas, sejam idosos, jovens ou crianças. É obrigação e alegria nossa levar o Evangelho a todas as pessoas e a todos os recantos.
Vivemos tempos turbulentos, mas acreditamos que virão aí novos tempos, obra boa de Deus (cf. Isaías 43,19). Agradeço a todos os que se mostraram disponíveis para ajudar a encontrar soluções oportunas para as diversas situações. A todos peço que cuidemos bem uns dos outros, que nos ajudemos uns aos outros, que nos amemos uns aos outros, o que exclui desconfianças, banalidades, indiferença e maledicência.
Sejamos o próximo uns dos outros, e rezemos uns pelos outros.
+ António, vosso bispo e irmão
Para atualização de alguns serviços pastorais, foram feitas as seguintes nomeações:
Rev. Mons. Armando dos Santos Ribeiro, como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Meijinhos, no Arciprestado e Diocese de Lamego, mantendo os serviços pastorais que tinha.
Rev. Pe. Diogo André Costa Rodrigues, como Pároco da Paróquia de São Pedro de Várzea de Abrunhais, no Arciprestado e Diocese de Lamego, mantendo os serviços pastorais que tinha.
Rev. Pe. Diogo Pereira Filipe, como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Moura Morta, no Arciprestado de Castro Daire - Vila Nova de Paiva, mantendo o serviço pastoral da Paróquia de São Miguel de Mezio, do mesmo Arciprestado.
Rev. Pe. Ângelo Fernando Gregório Ramos Santos, como Pároco das Paróquias de São Pedro de Gosende, na Zona Pastoral de Castro Daire, e de Santa Luzia de Feirão, na Zona Pastoral de Resende.
Rev. Pe. António Jorge Gomes Giroto, como Pároco da Paróquia de Santo Amaro de Alvite e Administrador Paroquial de Santo Amaro de Granjinha, Divino Espírito Santo de Paradela e do Povo de Guedieiros da Paróquia de Nossa Senhora do Pranto de Sendim, no Arciprestado de Moimenta da Beira - Sernancelhe - Tabuaço, mantendo os outros serviços pastorais que tinha.
Rev. Pe. Vítor Manuel Teixeira Carreira, como Pároco das Paróquias de São Tiago Maior de Leomil e de Nossa Senhora da Conceição de Sever, no Arciprestado de Moimenta da Beira - Sernancelhe - Tabuaço.
A todos são concedidas as faculdades necessárias para o reto desempenho das suas funções e se agradece a total dedicação e disponibilidade.
Lamego,19 de agosto de 2022