Um sonho antigo de quem trabalha no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, compartilhado pelos lamecenses e por muitos peregrinos e turistas começou, finalmente, a ser concretizado: a visita às torres e ao passadiço que as liga. Daqui avista-se a cidade com uma moldura de beleza que surpreende e encanta quem pode desfrutar desta possibilidade.
Para operacionalizar esta aspiração, foi necessário proceder a obras de melhoramento no espaço: degraus das torres e pavimento do passadiço. Neste sentido, a Pastoral Diocesana do Turismo Religioso, presidida pelo Padre José Filipe Pereira e com o apoio Santuário, candidatou o projeto ao Programa NORTE 2020, através da Associação Beira Douro.
Concluída a requalificação, foi proporcionada uma visita experimental no dia 22 de julho, data em que se assinala o aniversário da fundação do Santuário. Entretanto, a Pastoral Diocesana do Turismo promoveu uma cerimónia para assinalar a abertura oficial das visitas.
O ato decorreu no passado dia 19 de agosto. Contou com a presença de D. António Couto, Bispo de Lamego, do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Francisco Lopes e alguns vereadores e assessores, bem como representantes da Assembleia Municipal, o Presidente da Junta de Lamego, Dr. Nuno Lázaro e outras entidades civis, militares e religiosas.
Usaram da palavra o Presidente da Câmara e o Bispo de Lamego, que destacaram a oportunidade e significado deste melhoramento, que proporciona a fruição turístico-espiritual do Santuário, enquanto espaço de silêncio e de envolvimento humano.
Aberta simbolicamente a porta da torre norte (a última a ser construída), os presentes puderam contemplar a cidade a partir do passadiço que liga as duas torres. Refira-se que estas têm 35m de altura e 168,5m de profundidade.
A primeira a ser concluída (a 27 de novembro de 1886) teve como arquiteto Manuel Domingues da Costa Barreira. A segunda foi terminada a 4 de setembro de 1905, sob a liderança de José Luís Perpétua.
Pe. João António, in Voz de Lamego, ano 92/39, n.º 4670, 24 de agosto de 2022