Movimento da Mensagem de Fátima - Dia de Deserto

Dentro do Campo Apostólico da Oração, o Movimento da Mensagem de Fátima na Diocese de Lamego promove dias de deserto a quem queira participar. O dia de deserto é um dia de oração e reflexão, onde cada um tem oportunidade de se encontrar com Deus por meio de Nossa Senhora. Desta vez, um grupo de cerca de 50 pessoas reuniu-se no Monte de Santa Helena, Paróquia de S. Pedro de Tarouca, no passado dia 17 de setembro. Um dia de Outono, com sol, mas também com o vento característico do alto da serra, ajudou a contemplar melhor, não só a imensa vista que aquele lugar proporciona, mas também a beleza de Deus presente na criação.

A Palavra de Deus fez o convite a imitar o Povo de Israel na sua caminhada pelo deserto. Nem sempre a caminhada é fácil, marcada muitas vezes pela queda da humanidade, inclinada ao pecado, mas marcada pela presença fiel de Deus. O dia iniciou-se com a saudação a Nossa Senhora, pedindo-lhe que ajudasse a todos a responder positivamente ao apelo à conversão presente no Evangelho e transmitida por Ela em Fátima. A reflexão deste dia foi sobre o tema para este ano pastoral que está a terminar: Levanta-te! És testemunha do que viste! A exemplo de S. Paulo e dos Santos Pastorinhos de Fátima todos foram convidados a viver uma íntima relação com Deus que deve fortalecer e motivar no anúncio do Evangelho.

A oração preencheu substancialmente o dia. Seguindo os passos de Jesus na Via-Sacra, todos sentiram o apelo a uma maior adesão a Cristo e um sincero amor aos irmãos e na recitação do terço, respondendo ao apelo de Nossa Senhora, todos procuraram pedir pelas necessidades da Igreja e da humanidade. Houve ainda tempo para quem quisesse reconciliar-se com Deus através do Sacramento da Penitência.

Da parte da tarde, viveu-se o momento mais importante do dia, com a celebração da Eucaristia, seguida de um tempo de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, que a todos reconfortou e animou a serem testemunhas de Cristo Ressuscitado nas suas vidas. Por este dia, resta agradecer a todos os que contribuíram para que fosse bem vivido: a Paróquia de S. Pedro de Tarouca que a todos tão bem acolheu em Santa Helena e o secretariado paroquial de Mondim da Beira que não poupou esforços para que tudo corresse bem. A todos que Deus abençoe e que Maria, nossa Mãe e os Santos Pastorinhos por todos intercedam.

Pe. Diogo Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 92/43, n.º 4674, 21 de setembro de 2022