No domingo passado, dia 18, deu início ao ofício de pároco nas paróquias de Santa Luzia de Feirão, zona pastoral de Resende e de Gosende, zona pastoral de Castro Daire, o padre Ângelo Santos.Foi acompanhado por vários sacerdotes que lhe testemunharam a sua comunhão presbiteral. Em Feirão a representar o arciprestado de Cinfães- Resende esteve o arcipreste, Padre José Augusto Marques, que leu a provisão de nomeação do novo pároco e em Gosende os Padres Paulo Esteves e Diogo Martinho naturais desta paróquia, José António Magalhães e Valentim Fonseca, a representar a zona pastoral de Castro Daire e Diogo Rodrigues condiscípulo do Padre Ângelo.
Também marcaram presença as autoridades locais que prometeram colaboração na promoção do bem comum: em Feirão o Presidente da União de Freguesias de Feirão-Felgueiras e em Gosende um vereador, em representação do Município de Castro Daire, a Presidente da Junta de Freguesia de Gosende e demais elementos da mesma.
Mas sobretudo o novo pároco se sentiu acolhido pelo povo de Deus que com a grandeza dos gestos simples, ofertas de ramos de flores, passadeiras de pétalas e palmas, lhe prestaram um acolhimento amigo.
O Grupo de Jovens – interparoquial - Luz do Montemuro animou os cânticos nas duas igrejas, dando um belo testemunho de comunhão eclesial.
Era, naturalmente, muito aguardada a palavra do novo pároco que não desmereceu a atenção com que foi ouvido. Partindo da etimologia dos termos "pároco" e "paróquia" lembrou que quer fazer “casa ao lado das casas dos paroquianos”, como forasteiro residente para com eles caminhar para a casa eterna.
Para nos recordar que nada é definitivo lembrou que as paróquias que agora serve foram criadas há cerca de 500 anos, desmembradas da paróquia de São Martinho, de que eram lugares.
A história nos ensina com os seus ciclos a relativizarmos as coisas e a caminharmos com leveza para nos adaptarmos às necessidades de cada época. O perigo é sempre levantarmos muros e agarrarmos como nosso o que, no fim de contas, pertence a Deus, rematou o novo pastor.
No fim da Missa em Gosende houve um lanche partilhado, aberto a todos, no Santuário de Nossa Senhora do Fojo, importante referência devocional neste planalto do Montemuro.
Pe. João Carlos, in Voz de Lamego, ano 92/43, n.º 4674, 21 de setembro de 2022