Visita Pastoral de D. António Couto à Gateira

Esta teve o seu início no dia 25 de setembro. Numa tarde de domingo de sol, à paróquia da Gateira – concelho de Meda, que recebeu com alegria, simplicidade e humildade e empatia, com o cântico, “Bendito o que vem em nome do Senhor”.
Ofereceram-lhe um ramo de flores, com um texto de boas vindas, seguida de um poema, escrito por uma senhora da terra, referentes a este acontecimento.

Fomos visitar o cemitério, recordando os irmãos que adormeceram no Senhor, seguindo-se a Eucaristia, presidida pelo Senhor Bispo e concelebrada pelos párocos, Pe. Zeca, Pe. Bernardo e pelo Senhor Pró Vigário Geral da Diocese, Pe. João Carlos, que acompanhou o Senhor Bispo nesta visita pastoral.

Na sua homilia o senhor Bispo fez referência ao Evangelho deste XXVI Domingo do tempo Comum “Jesus Cristo, sendo rico, fez-se pobre” (2Cor. 8-9)
«O pobre bíblico não é aquele que não tem nada, é aquele que recebe muito, vive de receber em primeiro lugar, de Deus. O pobre é aquele que recebe de Deus ou dos irmãos».
Esta visita culminou com um lanche de convívio, com toda a população.

Obrigado Senhor Bispo pela força das palavras, pela alegria, pela presença amiga de um “pai”, que nos veio trazer a esta messe, pequena porção do povo de Deus, da Gateira – Meda.

Num lindo planalto
Entre o Juízo e a Barreira
Situa-se uma pequena povoação
Que dá por nome Gateira