No passado dia nove do mês de outubro do presente ano, quarenta e seis jovens e adolescentes da Paróquia da Meda receberam o Sacramento da Confirmação, na Igreja de São Bento, pelas mãos de Sua Excelência Reverendíssima D. António José Da Rocha Couto, Bispo da Diocese de Lamego.
Estes jovens, depois da participação nos 10 anos de catequese, tiveram a oportunidade de se prepararem devidamente para a receção deste sacramento, através de vários momentos de reflexão e um retiro no Santuário de Nossa Senhora da Lapa no início deste mês do Rosário.
Durante a Eucaristia e de um modo especial na homilia, o Sr. D. António Couto referiu-se a estes adolescentes, agora crismados, que estavam cristificados, ou seja, revestidos de Cristo, recordando-os para que tenham sempre presente os 7 dons do Espírito Santo e convidando-os a que vivam a sua fé de uma maneira entusiasta.
O pároco desta comunidade, Sr. Pe. Basílio, depois de agradecer a presença do Sr. D: António Couto, recordou aos adolescentes confirmados que a sua caminhada de fé cristã não terminou com a receção do Sacramento da Confirmação. Um novo compromisso, agora assumido, terá de animar a sua caminhada, referindo que alguns deles já têm um papel ativo na comunidade, mas muitos outros, agora confirmados poderão também fazer parte do grupo de acólitos, de catequistas, dos grupos corais ou do grupo de jovens da paróquia, preparando-se para que, muitos deles possam participar na Jornada Mundial da Juventude de 2023 em Lisboa. Cada confirmado recebeu como prenda, da parte da paróquia, um fio com um crucifixo, que continha esta invocação e esta prece: “Vem Espírito Santo”, com o propósito de que usando este fio todos os dias junto ao coração, não se esqueçam do compromisso hoje assumido. Terminamos a nossa celebração com a foto da praxe e cantando o hino da JMJ com o entusiasmo e alegria de querermos ser testemunhas ao jeito de Maria.
Desejamos a todos estes 46 jovens crismados as maiores felicidades na caminhada das suas vidas e que possam a partir de agora viver a sua fé cristã de uma forma responsável e empenhada.
Que tenham sempre presente que o sentido da nossa vida terá de ter como figura central, Jesus, o nosso grande amigo.
Catarina Pimentel e Susana Granadeiro, catequistas, in Voz de Lamego, ano 92/47, n.º 4677, 19 de outubro de 2022