Nos dias 29 e 30 de outubro de 2022, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Casteição, concelho de Mêda, esteve em festa com a Visita Pastoral do nosso Bispo, D. António Couto, nosso Pastor e Guia na Fé.
A visita pastoral iniciou-se no dia 29 de outubro, sábado a partir das 16h, com a visita à Comunidade anexa de S. Amaro de Chãos onde as pessoas acolheram, com grande alegria e júbilo, o nosso Bispo. Aqui celebramos a nossa Fé no mesmo Deus que nos congrega e chama, de todos os lugares, a sermos “as pedras vivas do templo do Senhor”.
Na sua partilha das leituras da Palavra de Deus, o Senhor Bispo destacou a sua alegria por visitar as periferias da nossa diocese, mesmo as menos populosas, como as comunidades anexas, pois para Deus “onde dois ou três estão reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles” (Mt 18, 20), aí está a Igreja toda, todos somos filhos de Deus, amados por Ele; e, como Zaqueu, Deus quer entrar e ficar na nossa casa, no nosso coração.
No fim do dia houve um jantar convívio, onde houve a partilha da refeição e de diálogo dos paroquianos com o Senhor Bispo, D. António Couto.
No dia 30 de outubro, Domingo, tivemos o encerramento da Visita Pastoral em Casteição junto da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Na celebração da Eucaristia D. António, comentando as leituras do XXI Domingo do Tempo Comum, convidou-nos a acolhermos Deus como Zaqueu do Evangelho deste domingo, Ele que nos olha não segundo os nossos pecados, mas com o seu olhar cheio de misericórdia. Também tivemos presente na celebração o início da Semana de oração pelos Seminários Diocesanos. Nesta semana somos convidados a rezar e a pedir ao Senhor da Messe mais trabalhadores para a seara do Senhor. Rezemos de forma mais intensa pelos Seminários, invocando ao Senhor da messe mais pastores, testemunhas da caridade pastoral de Cristo e os santifique. A oração não só exprime e reforça a comunhão com os Seminários como é uma forma insubstituível de ajuda espiritual. Confiamos na generosidade do Povo de Deus para com os Seminários que estão ao seu serviço.
No final da celebração houve também a oferta de alguns produtos alimentares da nossa terra que alguns paroquianos quiseram ofertar ao Senhor Bispo D. António. A visita pastoral terminou com um almoço convívio com grande parte da comunidade com o Senhor Bispo onde lhe agradecemos esta visita Pastoral que nos fez.
Por fim queria agradecer a presença de todos nestes momentos importantes na vida da nossa Comunidade Paroquial. Que nossa Senhora da Assunção, nossa Padroeira, seja para nós modelo dos verdadeiros discípulos que querem crescer cada vez mais na Fé, Esperança e Caridade, e nos ajude sempre a sermos as “pedras vivas do Templo do Senhor”.
Pe. Jorge Dias, in Voz de Lamego, ano 92/49, n.º 4679, 2 de novembro de 2022