Num tempo em que as comunidades se unem e empenham na preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, os jovens da diocese de Lamego foram convidados, pelo Comité Organizador Diocesano (COD), a participarem numa peregrinação ao Santuário de Fátima e à cidade de Lisboa, o palco da JMJ.
Foi com enorme alegria que os jovens da diocese chegaram ao Santuário de Fátima. É sempre profundamente belo ver e sentir a fé que reúne tantas pessoas neste lugar Santo. Os nossos jovens tiveram tempo para oração pessoal, tempo para o sacramento da reconciliação e tempo de partilha e encontro entre si.
Até à Jornada Mundial da Juventude, no último sábado de cada mês, as diferentes dioceses são convidadas, pelo Santuário de Fátima, a dinamizarem a oração do terço na Capelinha das Aparições. Assim, os jovens da nossa diocese receberam a graça de poderem meditar os mistérios e, em união com todos os presentes, rezar o terço, assumindo também a animação musical. Foi um momento de enorme beleza e alegria. Estas experiências são essenciais para a caminhada de fé dos nossos jovens, fortalecendo a sua relação com Deus e Nossa Senhora e os seus hábitos de oração. Para quem não teve oportunidade de assistir a este momento pode fazê-lo durante os próximos dias no Canal Canção Nova.
Durante a noite os jovens participaram ainda na oração do terço e tradicional procissão das velas. O primeiro dia de peregrinação terminou com um momento de convívio, ideal para que os jovens dos diferentes lugares da diocese possam conhecer-se, criar laços e crescer juntos na fé.
No segundo dia e já em Lisboa, receberam-nos os responsáveis pelas obras de requalificação do terreno, de aproximadamente quarenta e três hectares, que será o lugar de encontro de todos os participantes da JMJ e onde decorrerão as celebrações conjuntas entre os jovens e o Papa Francisco. Foi bom sentirmo-nos em comunhão com as pessoas que, de diferentes formas, estão a preparar este encontro, sentir que fazemos parte do mesmo corpo e que partilhamos da mesma alegria e entusiasmo.
Ao final da manhã, fomos recebidos na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, onde participamos na celebração da Eucaristia. Um momento de encontro, oração e ação de graças. Um momento para agradecer a grande graça que é recebermos a Jornada Mundial da Juventude no nosso país, nas nossas comunidades, sentir que somos um.
A última visita da peregrinação foi à Sede da JMJ onde fomos carinhosamente recebidos por membros do COD de Lisboa que nos fizeram uma visita guiada pelo lugar onde todos os detalhes da Jornada Mundial da Juventude estão a ser pensados e planeados. Cerca de duzentas pessoas trabalham diariamente neste espaço onde sabe bem estar. Foi especial sentir que somos todos partes essenciais na preparação deste encontro grande da Comunidade Católica e que todos trabalhamos com o mesmo empenho e alegria. Há pressa no ar, mas uma pressa divina. Uma pressa que enche os nossos corações, que nos entusiasma e nos motiva.
Maria João Montenegro, COP São Cristovão de Nogueira, in Voz de Lamego, ano 92/49, n.º 4679, 2 de novembro de 2022