No passado domingo, dia 6 de novembro, a comunidade paroquial de S. Silvestre de Pai Penela acolheu o nosso Bispo, Sua Excelência Reverendíssima D. António Couto, aquando da sua visita pastoral a esta localidade.
No dia anterior e na manhã de domingo, alguns membros da comunidade, de forma criativa e empenhada, prepararam a Igreja com os frutos agrícolas da época, para se celebrar a festa das colheitas.
O Senhor Bispo foi recebido num almoço ofertado pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Vale Flor, Carvalhal e Pai Penela, que reuniu membros da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal, o Pároco e os membros do Conselho Económico Paroquial.
Depois do almoço, pelas 14h30, a comunidade reuniu-se no Adro da Igreja para dar as “Boas-Vindas” ao Senhor Bispo. Celebramos a Eucaristia e escutamos os ensinamentos do nosso Sucessor dos Apóstolos, que nos explicou a Palavra de Deus do XXXII Domingo do Tempo Comum, invitando-nos a seguir Jesus Cristo e os seus ensinamentos “não de forma morna e estéril”: Temos de ser cristãos com a mesma coragem e força de ânimo dos sete irmãos, de sua mãe e do idoso do Livro de Macabeus, que se que se recusaram a afastar a fé e violar os Mandamentos de Deus.
Foi celebrado o Sacramento da Unção dos Doentes, ao qual aderiram quase todos os presentes desejosos a receber essa “carícia de Deus”, nas palavras de D. António, “que passa a sua mão ternurenta pelo nosso rosto” com vontade de nos aliviar a doença e o sofrimento.
O Pároco recordou ainda ao Senhor Bispo que, embora a grande maioria dos presentes na celebração não fizessem parte habitual desta pequena comunidade eclesial, o povo fiel de Pai Penela, mesmo que reduzido em número, reza generosamente pelo seu Bispo e muito se alegra com a sua presença.
No final da celebração a comunidade deslocou-se à nova Casa Mortuária para, juntamente com o Senhor Bispo D. António, o Pároco Pe. João, o Rev. Pe. Luciano natural de Pai Penela, e as autoridades autárquicas, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mêda Dr. João Mourato, o seu Vice-Presidente Dr. António Figueiredo e o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da U.F. Sr. Artur Primo, benzer e inaugurar esta nova infraestrutura que fica ao serviço da comunidade.
O dia terminou com a festa do Magusto Convívio, oferecido pela União de Freguesias a todos os que se quiseram associar.
Pe. João Miguel, in Voz de Lamego, ano 93/01, n.º 4680, 9 de novembro de 2022