Vivemos nos dias 30 de outubro a 6 de novembro a Semana de Oração pelos Seminários. Um tempo forte para trazer à oração das nossas comunidades todos aqueles que fazem o seu caminho no Seminário e contribuem para a sua missão – seminaristas, formadores, benfeitores. Também uma oportunidade para a comunidade do Seminário ir ao encontro das paróquias da nossa diocese, para partilhar a sua vida e fazer caminho conjunto.
Assim, ao longo do fim-de-semana de 4 a 6 de novembro, foram muitos os momentos em que se viveu este encontro. Desde logo, com a Missa e Ofício de defuntos por todos os bispos, sacerdotes, seminaristas, funcionários e benfeitores que já partiram, presidida por D. António Couto. Na homilia, o nosso Bispo partiu da liturgia do dia para lançar a todos o desafio de procurar ser imitadores de Cristo, tal como S. Paulo, tornando-se verdadeiros “esbanjadores” dos bens que Deus oferece a todos: o perdão e a paz. A noite de sexta-feira e a manhã de sábado foram marcadas pelo Lausperene, momento privilegiado para colocar diante da presença do Senhor a vocação de cada um, as necessidades da Igreja no nosso tempo e para acolher esses mesmos dons que cada um é chamado a esbanjar em favor dos irmãos. Marcaram presença o Almacave Jovem, que se uniu ao seminário na oração e num momento de partilha de testemunhos e vivências, e as várias comunidades religiosas da nossa diocese, que se associaram à oração.
A tarde e noite de sábado foram momento de encontro com a paróquia de S. Pedro de Tarouca. Tivemos oportunidade de conhecer os grupos de catequese, dando também a conhecer o Seminário. O jantar foi momento de convívio com os jovens da paróquia, seguido da Vigília de Oração pelos Seminários. Na manhã de domingo, fomos espalhados por várias paróquias dos concelhos de Tarouca e de S. João da Pesqueira, para participar nas celebrações da Missa e dar testemunho do nosso percurso.
Agradecemos a todos os que nos acolheram e com quem partilhámos deste fim-de-semana: ao P. Adriano Assis, ao P. Armindo Almeida, ao P. Carlos Lopes e ao Diácono Tiago Machado, ao P. Francisco Ramos, ao P. Vítor Ferreira, às Filhas de S. Camilo, às Servas de Nossa Senhora de Fátima, ao Movimento da Mensagem de Fátima, às Franciscanas Hospitaleiras. às Servas de Maria e do Coração de Jesus, ao Almacave Jovem, aos Convívios Fraternos e a todos aqueles com quem nos cruzámos neste intenso fim-de-semana o nosso mais sincero obrigado, a promessa da nossa oração por todos e o pedido essencial desta semana – não se esqueçam de rezar por nós.
João Patrício e Tiago Torres, in Voz de Lamego, ano 93/01, n.º 4680, 9 de novembro de 2022