No passado dia 13 de novembro de 2022, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios fomos brindados com a memorável apresentação das mais recentes obras do senhor Reitor, Padre João António Pinheiro Teixeira.
Não só um momento de partilha, mas também um momento para honrar e homenagear a sua querida Mãe, Dona Teresinha, como era apelidada por muitos. A Primeira obra apresentada, designada, “A minha Vida Contigo”, narra um “diário” da própria. Obra esta, que não poderia ter sido exibida em melhor dia, uma vez que no dia 13 de novembro a mesma comemoraria o seu 93.º aniversário.
A palavra Mãe, por si só, acarreta um peso emocional, não obstante da simplicidade e pureza da mesma. Uma palavra tão simples e delicada que traz em todos nós o sentimento de aconchego e segurança. Como refere a própria na obra, “Vivemos uma linda história, uma história como talvez tenha havido muito poucas. Foi uma linda história de amor, centrada em Deus e repartida em muitos beijos e abraços que trocávamos” … História essa que todos nós devemos conhecer e ter a sorte de vivenciar.
A segunda parte desta apresentação centrou-se na segunda obra, titulada “Domingo a Domingo Ressonâncias Vivenciais dos textos Dominicais (Ano A)”. Mais uma bela obra que nos leva a refletir de uma forma mais descomplicada sobre cada vivência e relato da santa Missa. Esta obra surge no seguimento da publicação anterior referente ao Ano C.
As palavras não fazem jus ao que podemos presenciar neste dia, pois, a simplicidade da apresentação fez com que os presentes sentissem e honrassem a bela história de uma Mãe que tudo fez para acompanhar o seu filho na missão que lhe estava destinada e mesmo assim nunca deixou de amar e louvar a DEUS!
O amor de Mãe é infinito, sente-se sem se ver e continua a acompanhar-nos durante toda a Vida!
Carla Sofia Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 93/02, n.º 4681, 16 de novembro de 2022