Decorreu no passado sábado, dia 26 de novembro, das 09h30 às 11h30, no Auditório do Museu Diocesano, em Lamego, uma formação litúrgica-musical sobre o Canto dos Salmos para todos os cantores solistas e coros do Arciprestado de Lamego. Uma iniciativa do Departamento Diocesano de Música Sacra de Lamego e orientada pelo seu diretor, Pe. Marcos Alvim.
Estiveram presentes vários elementos dos grupos de animação litúrgica da Cidade e de algumas paróquias.
A sessão de abertura da formação ficou a cargo do Senhor Pe. José Abrunhosa, da paróquia de Almacave, que saudou e deu as boas-vindas a todos os presentes.
A primeira parte da formação foi dirigida para o solista/salmista que exerce um verdadeiro ministério, que é o de leitor-cantor. Começou por salientar a importância do Salmo Responsorial, que é a Palavra de Deus e por isso o método de Leitura orante, para o mesmo, deve ser: ler; meditar; orar e contemplar, para depois ser bem cantado. Chamou à atenção para a postura correta que o salmista deve ter quando está no ambão.
Depois de uma pequena pausa, deu início à segunda parte que foi sobre formação musical, mais concretamente a identificação das figuras musicais, o ritmo, as pausas, os tempos correspondentes, os compassos, a leitura rítmica, solfejada e melódica das partituras.
Encerrou a sessão de formação o Senhor Pe. José Ferreira, Pároco da paróquia da Sé, que agradeceu a presença de todos, salientando a importância destas iniciativas, para ir formando todos aqueles que colaboram nos diversos serviços, nas comunidades paroquiais. Terminou com a frase atribuída a Santo Agostinho: “quem canta, reza duas vezes.”
O nosso muito obrigada ao Senhor Padre Marcos Alvim pela sua disponibilidade e simplicidade na forma de comunicar e pelo conhecimento partilhado com os presentes. Foi uma oportunidade de formação muito enriquecedora.
Célia André, in Voz de Lamego, ano 93/04, n.º 4683, 30 de novembro de 2022