Bodas de Prata Sacerdotais Pe. José Fernando

Ordenado a 23 de novembro de 1997, na Sé de Lamego, completando vinte e cinco anos de sacerdócio, o Pe. José Fernando convidou a comunidade da Penajoia para, em conjunto e em igreja, agradecer a Deus a vocação, o ministério sacerdotal e as pessoas que o ajudaram a caminhar e que permanecem na sua vida, fortalecendo o seu compromisso.

No dia 3 de dezembro, o Pe. José Fernando celebrou as Bodas de Prata Sacerdotais, na Penajoia, cuja igreja se encheu de paroquianos e vários sacerdotes para agradecer o dom da vocação e do ministério sacerdotal. Presidiu à celebração o nosso Bispo, D. António Couto, que apontou São Francisco Xavier como um exemplo de missionário a seguir, louvando a Deus pelo sacerdócio do Pe. José Fernando, no desafio permanente a acolher, viver e anunciar a Palavra de Deus.
Disponibilizamos a admonição inicial, ambientação à celebração feito por um paroquiano, Aurélio Felisberto:

Bom dia.
É com imensa alegria que nos encontramos aqui para celebrar o Jubileu Sacerdotal do nosso pároco Pe. José Fernando Duarte Mendes. A celebração da eucaristia que estamos a iniciar é a melhor forma de agradecermos a Deus, o dom da vida e o dom do sacerdócio recebido há vinte e cinco anos, mais precisamente no dia 23 de Novembro de 1997, pelas mãos do então bispo da nossa diocese, D. Américo Couto de Oliveira.

Saudamos o Senhor D. António e todos os sacerdotes que quiserem honrar-nos com a sua presença e que connosco querem fazer comunhão.
Saudamos igualmente o Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Vereador e os elementos da nossa Junta de freguesia.

Ao nosso pároco, uma saudação de carinho e amizade que brota do fundo do coração de todos os seus paroquianos e amigos que aqui se encontram e daqueles que gostariam de aqui estar e não puderam.
A celebração de hoje é o culminar de um programa que se iniciou há duas semanas com a presença do Sr. Reitor do Seminário de Lamego, Sr. Pe. Filipe Mendes e que connosco reflectiu sobre “A vocação, um chamamento de Deus.” No passado sábado, na vigília de oração orientada pelo Sr. Pe. José Augusto, pároco de Resende, ouvimos a sua palavra sobre “O sacerdote e a Missão da Caridade”. No domingo o Sr. Vigário Geral da diocese, monsenhor Joaquim Rebelo partilhou connosco a sua reflexão sobre “O sacerdote, Homem do Evangelho e ministro da misericórdia.”

Neste quarto de século da sua vida sacerdotal, o nosso pároco começou por ser secretário particular do Senhor D. Américo, colaborou com a equipa sacerdotal da paróquia de Almacave e ao mesmo tempo, foi Chefe Assistente da Junta Regional do CNE de Lamego. De 2000 a 2009, foi membro da equipa formadora do Seminário de Resende e de 2009 a 2013 Vice- Reitor do Seminário Maior de Lamego.
No dia 22 de Setembro de 2013, assumiu esta paróquia de Penajóia que não lhe era de todo estranha, pois já aqui havia colaborado na Visita Pascal durante alguns anos, enquanto seminarista.
Desde então tem sido para nós, relembrando a palavra do Sr. Pe. José Augusto, o “Bom Pastor” incansável com cada uma das suas ovelhas, o “Pai Misericordioso” que sobe ao monte à espera do filho pródigo, bem como o “Bom Samaritano” que ajuda a cuidar as nossas feridas materiais e espirituais.

Simultaneamente e nunca descurando a sua missão de pároco, que sempre pôs em primeiro lugar, não tem descuidado a sua formação pessoal tendo concluído com êxito o doutoramento em Bioética pela Universidade Católica do Porto e assumido desde 2018 a Direcção do Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde. Como professor de EMRC, continua a colaborar na formação de crianças e jovens nas escolas da nossa região.
Para os seus pais, imploramos uma bênção especial pois foi nesta família que esta vocação despertou e continua a ser acarinhada.
Por todos estes motivos estamos aqui para agradecer a Deus na pessoa do Sr. Padre José Fernando, o homem bondoso e carinhoso, o dom da vocação sacerdotal e sobretudo a sua entrega e disponibilidade para servir.

Juntos, louvemos a Deus Pai, Filho “Santíssimo Salvador” nosso padroeiro, e Espírito Santo que “Vos ensinará todas as coisas” (foi este o seu lema sacerdotal) e coloquemos no regaço de Nossa Senhora, com a nossa oração, todos os sacerdotes para que aí encontrem o conforto e força para serem fiéis ao ministério que lhes foi confiado.

in Voz de Lamego, ano 93/05, n.º 4684, 7 de dezembro de 2022