Em plena quadra natalícia, época que desperta sentimentos nobres como a solidariedade e a gratidão, a Diocese de Lamego e a Obra Kolping de Portugal, no dia 4 de dezembro de 2022, quiseram prestar uma homenagem ao ilustre Reverendíssimo D. António de Castro Xavier Monteiro, que tão bem pastorou outrora a Diocese de Lamego. Como forma de enriquecimento de tal célebre homenagem, o Sr. Cónego Dr. João Morgado brindou com a apresentação do livro “D. António de Castro Xavier Monteiro”, que consiste numa bibliografia baseada em documentos e relatos históricos, de quem conheceu e acompanhou a vida do Sr. Bispo.
O Início da cerimónia foi marcado pelo Sr. Padre Marcos Alvim, que com o apoio do jovem Eduardo Rocha brindaram todos os presentes com o canto de duas músicas.
Emocionada pelo momento, tomou a palavra a Sra. Secretária da Obra Kolping de Portugal, Dra. Graciema Gonçalves, que deu início à sessão, referindo a importância de se assinalar um dia tão relevante como a homenagem a um homem que muito contribuiu para a nossa Diocese. De seguida, agradeceu a presença de todos os presentes e parabenizou o ato de reconhecimento do Sr. Cónego Dr. João Carlos Morgado, pelo lançamento do Livro.
O Sr. Presidente da Obra Kolping de Portugal, Dr. José Manuel Santos tomou de seguida a palavra, iniciando a sua intervenção com uma breve resenha sobre a missão e os domínios de intervenção da Obra Kolping de Portugal. Enalteceu todo o apoio imprescindível de D. António de Castro Xavier Monteiro, que facilitou toda a implementação, crescimento e sucesso do movimento Kolping em Portugal. Em nome de todos os órgãos sociais da Obra Kolping, o Sr. Presidente felicitou e reconheceu o trabalho extraordinário do Senhor Cónego João Carlos Morgado, desejando-lhe as maiores felicitações e que Deus o acompanhe na sua nobre missão.
Por sua vez, o Sr. Cónego Dr. João Carlos Morgado, centrou a sua intervenção na motivação para a escrita do referido livro e na oportunidade para o lançamento do mesmo, no período em que se completaram os 50 anos da entrada do Sr. Arcebispo em Lamego. Neste sentido, o Sr. Cónego pensou ser um dever de gratidão tornar presente algumas das marcas mais significativas do seu incansável empenho pela diocese. Para encerrar a sua intervenção, agradeceu a todos os elementos do Clero presentes pelo contributo coletivo na elaboração desta obra, com principal destaque ao Senhor D. Jacinto por ter aceite presidir a homenagem ao Sr. Arcebispo D. António de Castro, de quem foi o mais direto colaborador, como Vigário Geral, durante muitos anos.
Tomando a palavra, o Sr. Presidente do Município de Lamego, Engenheiro Francisco Lopes, que também quis marcar presença nesta homenagem à figura do Reverendíssimo que tanto enriqueceu a história e a cultura da cidade de Lamego, iniciou a sua intervenção referindo a importância da cooperação entre instituições, em benefício da cidade de Lamego. Agradeceu a contribuição de todos os bispos que prestaram o seu serviço na Diocese, contribuindo de qualquer forma para o enriquecimento patrimonial e cultural da cidade. Como forma de agradecimento por todo o levantamento historial referente ao D. António de Castro Xavier Monteiro, o Sr. Presidente brindou o Sr. Cónego Dr. João Carlos Morgado com uma coleção de réplicas de moedas cunhadas em Lamego no tempo dos Visigodos.
O encerramento da sessão foi presidida pelo D. Jacinto, que contribuiu com principais relatos pessoais da sua convivência com o D. António de Castro. Caraterizou o Sr. Arcebispo como sendo uma pessoa de trato fácil, humilde, simpático que se preocupava sempre com o bem-estar do outro. Para finalizar a sua intervenção, agradeceu ao Sr. Cónego Dr. João Carlos Morgado a escrita da obra, reforçando que seria tema de relevante importância para apresentação em tese de doutoramento.Em jeito de encerramento da homenagem, esta foi enriquecida com o descerramento de um quadro com a fotografia do Sr. Arcebispo António de Castro Xavier Monteiro, no auditório da Obra Kolping de Portugal, entoando-se na sala o hino kolping, tocado pelo Jovem Eduardo Rocha, com o apoio do Sr. Padre Marcos Alvim e cantado por todos os presentes.
Terminou-se a celebração em convívio partilhando um Porto de Honra.
Obra Kolping, in Voz de Lamego, ano 93/05, n.º 4684, 7 de dezembro de 2022