Previous Next

Entregues totalmente a Deus e levando-O ao mundo

No passado dia 10 de dezembro, no belo e acolhedor Centro Paroquial de Almacave, teve lugar O PRIMEIRO ENCONTRO DE CONSAGRADOS da diocese de Lamego, depois do início da pandemia.
Membros de quase todas as Comunidades que fazem serviço na diocese estiveram presentes, inclusive – não fisicamente, mas pela oração – as Irmãs Dominicanas Contemplativas, sempre unidas em oração a tudo o que se vai passando, e muito mais a um encontro para os Consagrados, como elas.

ANIMOU O ENCONTRO O NOSSO BISPO, D. ANTÓNIO COUTO, que se dispôs a passar aquela manhã connosco, de modo interpelativo, mas muito próximo e fraterno.
Começámos por rezar juntos a HORA INTERMÉDIA e nos apresentarmos uns aos outros, visto haver elementos novos que entraram, entretanto na diocese.
O Sr. Bispo começou por nos situar nas necessidades desta Igreja do interior e nas do Mundo atual, apelando-nos a viver a nossa presença como cada ser humano, amado, querido e visitado por Deus, que é A NOSSA ESTRUTURA FUNDAMENTAL.
Se, neste tempo do Advento procuramos O MUNDO NOVO, ESTE VEM DO ALTO: não é de baixo para cima que a busca tem de ser feita, mas de cima para baixo. Assim devemos programar a nossa vida: VIVER DESDE DEUS. A Alegria de Deus – que “é a nossa fortaleza” – acontece quando não procuramos senão a Alegria de Deus. E neste tempo sinodal mais do que nunca somos chamados a SER “COMPANHEIROS DE CAMINHO”, ISTO É, SÍNODOS, portadores de Deus, de Cristo, do Espírito.
Depois da sua conferência, houve um momento em que o Sr. Bispo se abriu às questões dos Consagrados e de seguida, ele próprio apresentou-lhes necessidades prementes na diocese, para as quais pediu o contributo dos Consagrados que logo se disponibilizaram generosamente, de acordo com as suas possibilidades.
Houve depois um intervalo com um pequeno lanchinho oferecido por uma das Comunidades, durante o qual, as pessoas confraternizaram. Entretanto o Sr. Bispo já tinha oferecido às Comunidades vários livros da sua edição recente, “MAS… A PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ ENCADEADA” Paulus, novembro 2022, com as suas 10 Cartas Pastorais, partilhando assim como sente que a Palavra de Deus é a Vida de Deus nele próprio.
O encontro continuou com A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA na igreja paroquial de Almacave, ainda belissimamente ornamentada da vivência paroquial da celebração da Imaculada Conceição, na qual teve o ponto alto a celebração do Jubileu dos 50 anos de ordenação presbiteral do pároco José Guedes. Foi o momento celebrativo mais alto do encontro. Nas suas últimas palavras o Sr. Bispo disse-nos que éramos pessoas que tinham entregue toda a sua vida a Deus e que o Mundo, do que mais precisa é de Deus. Exortou-nos, portanto a vivermos esta entrega amorosa sem cessar.

Durante o encontro, os párocos José Abrunhosa e José Guedes entregaram alegremente aos Consagrados o Plano Pastoral Paroquial para este ano de 2022-2023 e recordações do jubileu do P. Guedes.

 

Ir. Teresa Maria de Frias, serva de Nossa Senhora de Fátima, in Voz de Lamego, ano 93/07, n.º 4686, 21 de dezembro de 2022

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147